Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SENTIDOS DO TRABALHO NA INDÚSTRIA E NA ESCOLA: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

ELAINE APARECIDA NEGRINI

Palavra chave

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – TRABALHO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/03/2007

Nº Downloads

1249

Resumo

O presente estudo aborda uma investigação desenvolvida com seis professores de uma escola de ensino profissionalizante. Conduzido pelos princípios da abordagem histórico-cultural, que assume o social como constitutivo do desenvolvimento humano, sendo a linguagem central a essa constituição, a pesquisa desenvolvida procurou compreender o processo de constituição desses docentes a partir dos sentidos produzidos sobre o trabalho que realizavam anteriormente na indústria e o trabalho que realizam atualmente na escola. Para a coleta de dados, foi utilizado o recurso de áudio gravação de seis entrevistas realizadas ao longo do ano de 2005 e que apresentavam um roteiro semi-estruturado, cujo conteúdo estava ligado a assuntos relativos ao trabalho desses professores na fábrica e ao trabalho desses professores na escola. Assim, inicio o texto apresentando os sujeitos de minha investigação e algumas contribuições centrais da perspectiva histórico-cultural, referencial deste trabalho. Em seguida, apresento aspectos históricos sobre as mudanças nos modos de produção industrial e conseqüentemente na vida do trabalhador visando entender o contexto de trabalho desses professores anterior à vinda ao ambiente escolar. Depois disso, percorro a história da Educação Profissional no Brasil e o papel do professor nesse nível de ensino. Em seguida, procuro relacionar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho com algumas discussões a respeito da formação de professores e sua atuação. Por fim, no processo de construção da análise dos dados, identifico que, embora as marcas culturais da fábrica e da escola não funcionem como determinação absoluta do que o professor será, a formação desses professores ocorre, de certa forma, marcada pelas finalidades da própria produção industrial, pela adaptação do trabalhador às necessidades da indústria e pela valorização do saber fazer. Identifico ainda que os professores entrevistados, não obstante tenham em sua formação as marcas do elo fábrica-escola, re-significam e confrontam essas marcas num processo de formação contínua e permanente.

Abstract

This study focus on a research conducted with six teachers of a professional school, and aims at analyzing how workers from shoe industries became teachers of their respective areas of knowledge. Assuming, from a historical-cultural view, that socialization is central to human being constitution and that language takes an important role in this constitution, the research aims at comprehending these teachers’ constitution through the meanings produced about the work realized in the industries and the work realized in the school. The gathering of data was made through audio recordings of six interviews during the year 2005. The interviews contained a semi-structured itinerary, which contents were related to the work realized in the school and in the industry. In this way, I begin the study by presenting some of the main contributions of the historical-cultural view, reference in this work, and also by introducing my subjects. Afterwards, I present historical aspects of the changes in the industrial production and, consequently, in the workers’ lives as an attempt to understand these teachers’ background. Subsequently, I search the history of professional schools in Brazil and the teacher’s role in this level of learning. I also try to relate the changes occurred in the working world with some discussions on teacher training. Finally, in the process of analyzing the data, I identify, in the teachers’ sayings, that, although the socially produced articulations about the work in the industry and the work in the school do not totally represent what the teacher will be, the constitution of these teachers occur, in a way, marked by the determination of the industries and the importance of knowing how to do. I also identify that the teachers, although carry the marks of industry and school, re-signify and confront these marks in a process of continuum and permanent education.