Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

UM PROGRAMA DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL: EFETIVIDADE E AÇÕES EDUCATIVAS

Orientador

CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA

Autor

SILVIA RAPOSO MEDEIROS MUNHOZ

Palavra chave

FONOAUDIOLOGIA PREVENTIVA, AUDIÇÃO, PROGRAMA DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/03/2007

Nº Downloads

5137

Resumo

Este trabalho teve por objetivo conhecer o funcionamento de um programa de triagem auditiva neonatal, implantado há seis anos, em uma maternidade do interior de São Paulo. Verificou-se se a forma como este vem sendo desenvolvido tem auxiliado no diagnóstico da surdez neonatal, e se as ações educativas do programa favorecem, ou não, sua efetividade. Considerando-se o objetivo do estudo, foi realizada uma fase exploratória para o diagnóstico institucional seguida da descrição da população do estudo, no caso, as mães parturientes, e do conhecimento e descrição do setor de triagem auditiva neonatal e suas especificidades. Foram aplicados questionários que, posteriormente, foram analisados buscando compreender o grau de conhecimento das mães sobre o referido programa. A presente pesquisa incluiu dados sobre nascimentos coletados entre os anos de 1999 e 2003. Nesse período, nasceram no hospital 52.451 bebês e foram realizados, no setor de emissões otoacústicas, 12.961 screenings (triagem auditiva) em bebês nos três diferentes sistemas de internação (tipo de atendimento): regimes SUS, conveniados e particulares. Foram aplicados 31 questionários com 31 mães em duas situações diferentes: mães que estavam ainda internadas no hospital, mas em processo de alta, após o nascimento de seus bebês e mães que procuraram o setor de triagem auditiva neonatal dias após terem deixado o hospital, com seus bebês. Dos resultados dos questionários temos que as mães, independente do sistema de internação ser SUS, convênio ou particular ou do tempo decorrido para a realização da triagem auditiva neonatal, referem que desconhecem como é feito o exame no bebê e o que é a triagem auditiva; desconhecem, também, as ações do hospital voltadas para a divulgação da saúde auditiva do bebê, ou seja, o curso de gestantes, a visita da fonoaudióloga ao quarto e o material informativo distribuído pelo setor de emissões otoacústicas. Tais dados são bastante relevantes já que se referem aos fatores que interferem na efetividade do programa que acaba por atingir um número pequeno de usuários, em relação à meta de atendimento de 95% dos bebês, como sugere o Comitê Brasileiro de Perdas Auditivas. O programa de triagem auditiva neonatal requer: pessoas qualificadas para realizar o exame; procedimentos padronizados; sistema de arquivo de dados eficiente para acompanhamento dos casos e, acima de tudo, um projeto de divulgação que informe a todos os participantes no processo, sobre a existência do exame, seus benefícios para a criança e, conseqüentemente, para sua família. A triagem não é benéfica por si só sem que haja um seguimento, diagnóstico e acompanhamento da criança a tempo, bem como um gerenciamento de dados consistente. Dessa forma, a partir da pesquisa realizada é possível destacar a importância de um momento no processo da triagem auditiva neonatal, direcionado aos pais, para que esses participem do programa consciente de seus desdobramentos.

Abstract

The objective of this dissertation was to determine know the operation of a Neonatal Auditory Screening Program introduced six years ago in a São Paulo’s state province, Brazil. It was verified if the way that this program has been developed has also helped the neonatal deafness diagnosis, and if the educative actions of the program can improve its efficiency. Considering the objective of the study, there was an explorer stage in order to do the initial diagnosis, then, it was followed by the description of the studied population, the after labor mothers and the recognition and description of the neonatal auditory screening section and its specificities. Thus, mothers were required to fill out a form in other to determine theirs knowledge about this program. The data presented in this work were collected between 1999 and 2003. During this period, it was born 52,451 babies on that hospital and it was done 12,961 screening with the newborns in two different admission systems, public and private. Thirty-one questionnaires were applied to thirty-one mothers in two different situations: first, mothers who were still admitted on the hospital, but in discharge process, after theirs babies born; and second, mothers who had been discharged from the hospital and, days after this, came back asking for the neonatal audition screening. The questionnaires results presents that the mothers, irrespective of the admission system and the time toke before the neonatal audition screening, doesn’t know about the audition tests and what it means; they also doesn’t know about the spread actions of the program in other to improve the babies audition health like courses for pregnant woman, the audiologist visit to the mother room and the support informative material that they provide. The obtained data are relevant since they refer to factors that can interfere on the program effectiveness that has getting little success including only few patients in relation of the 95% attention goal as suggested by the Brazilian hearing loss Committee. The neonatal audition screening require: qualified professionals to do the audition test, standardize procedures, an efficient data file system in other to accompany the pacient and mainly a spread program that tell everyone interested about the test existence and its benefits for the babies and the families. The screening is not enough if there is no diagnosis and the children accompaniment as well as efficient management of the data. Based on this work, is possible to point out that a particular moment in the screening test, that focus the parents in other to those take part of the program and be conscious about its features.