Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SEU PAPEL DE EDUCADOR NA ADOLESCÊNCIA

Orientador

FRANCISCO COCK FONTANELLA

Autor

DIONE SENNA GUIMARÃES FERNANDES

Palavra chave

FORMAÇÃO DE PROFESSOR; EDUCADOR NA ADOLESCENCIA.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2006

Nº Downloads

3705

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar que há a necessidade de se ministrar cursos de capacitação, orientação, e reciclagem para docentes que trabalham com o público adolescente. Para compreendermos a prática pedagógica do professor, sua formação, cognitiva e afetiva, e sua interação com os alunos em sala de aula, procedi à análise de questionários dirigidos a diretores, professores e alunos, levantando os principais problemas enfrentados pelos professores, os interesses e dificuldades dos alunos adolescentes, bem como a posição da administração escolar (na figura de seus diretores), no que diz respeito à atuação do corpo docente, na relação com seus alunos. Observa-se que a formação específica do professor na área de Psicologia da Adolescência influencia de maneira direta e contribui fortemente para a qualidade de sua interação com o aluno e, por conseqüência, para um melhor resultado do processo ensino-aprendizagem e para a formação responsável de cidadãos.

Abstract

.