Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

CORPOREIDADE IDOSA: O SIGNIFICADO DO ENVELHECER NO DISCURSO DOS IDOSOS DA COMUNIDADE TIROLO-TRENTINA

Orientador

REGINA MARIA ROVIGATI SIMÕES

Autor

MARISTELA NEGRI DE OLIVEIRA MARRANO

Palavra chave

CORPOREIDADE; ENVELHECIMENTO; IDOSO; COMUNIDADE TIROLO-TRENTINA E IMIGRANTES...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2006

Nº Downloads

2846

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o significado de envelhecer para os idosos descendentes de imigrantes italianos (tirolo-trentinos) de dois bairros rurais da cidade de Piracicaba-SP: Santana e Santa Olímpia, o qual inclui a Fazenda Negri. Optamos por uma pesquisa qualitativa e como proposta metodológica nos apropriamos de quatro tipos de investigação: a bibliográfica, a documental, a etnográfica e a de análise de conteúdo. A pesquisa bibliográfica nos remeteu a livros, periódicos, dissertações e teses sobre os temas que alicerçam nosso estudo como: o processo de envelhecimento humano, corporeidade idosa e contexto histórico-cultural da comunidade tirolo-trentina. A pesquisa documental nos levou a análise de escrituras, fitas de vídeo, monumentos, para complementar os dados históricos da respectiva comunidade. A etnográfica serviu como referencial na busca do discurso de 46 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Primeiro aplicamos um questionário com perguntas abertas e fechadas objetivando delinear o perfil dos entrevistados. Num segundo momento realizamos uma entrevista padronizada com as seguintes questões: O que significa para você envelhecer? E o que significa envelhecer numa comunidade tirolo-trentina? A análise dos discursos teve como base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) com a utilização da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa elaborada por Osgood, Saporta e Nunnaly, que foi adaptada por Simões (1994), em que se confrontou a literatura pesquisada com a fala dos idosos tirolo-trentinos, buscando pontos de convergência e divergência. Em relação à primeira pergunta (o que significa envelhecer para você?), sobressaíram-se oito categorias: processo natural da vida (citada por 32, 6% dos sujeitos); ótimo, bonito e alegre (28,26%); doente, sozinho e dependente (28,26%); aprofundar o conhecimento da vida (17,39%); consciência da finitude (17,39%); ter autonomia (15,21%); experiência de vida (8,69%) e lembrar o passado (4,34%). A segunda pergunta (o que significa envelhecer numa comunidade tirolo-trentina?) revelou a produção de cinco categorias: relacionamentos sociais (citada por 76,08% dos sujeitos); bom, bonito e gostoso (60,86%); receber cuidado (36,95%); indiferente (4,34%) e não gosta do local (2,7%). A constatação a que chegamos foi a de que o envelhecer foi considerado pelos idosos tirolo-trentinos um processo natural da vida dentro de uma perspectiva positiva, expresso por diferentes enfoques que contém significativos conteúdos, que deixam transparecer toda uma vida impregnada de valores, normas, alegrias, realizações e também frustrações. Para o idoso tirolo-trentino envelhecer significa superar as adversidades da vida com fé, ter a possibilidade de continuar ativo, poder trabalhar no campo, nos afazeres de casa e participar ativamente da comunidade, estabelecendo vínculos afetivos e sociais com todos os moradores da comunidade. Constatamos, portanto, que os idosos entrevistados sentem-se mais pertencentes ao grupo étnico tirolo-trentino do que pertencentes ao modelo ideológico de velhice.

Abstract

This work had as purpose to analyze the meaning of aging for the descending seniors of tirolo-trentinos immigrants of two rural neighborhoods in the city of Piracicaba-SP: Santana and Santa Olímpia, which include the Negri Farm. A qualitative research was opted and as methodological proposal we used four investigation types: the bibliographical, the documental, the ethnographic and of content analysis. The bibliographical research addressed us to books, periodics, dissertations, and thesis about themes that consolidate our study like: human aging process, elderly corporality, and historic-cultural context of the tirolo-trentino community. The documental research led us to written analysis, video tapes, and monuments, to complement the historic data of the respective community. The ethnographic research served as referential in the search of the speech of forty six people over the age of 60. First we applied a questionnaire with open and closed questions aiming at outlining the interviewees' profile. In a second moment we accomplished an interview standardized with the following questions: what does aging mean to you? And what does aging in a tirolo-trentina community mean? The analysis of the speeches had as basis the Content Analysis proposed by Bardin (1977), with the use of an adaptation of the Evaluative Assertion Analysis Technique elaborated by Osgood, Saporta and Nunnaly, adapted by Simões (1994), where the researched literature was confronted with the speech of the tirolo-trentinos seniors, searching points of convergence and divergence. In relation to the first question (what does aging mean to you?) eight categories had stood out: the natural process of life (cited by 32,6% of the subjects); great, beautiful and cheerful (28,26%); sick, alone and dependant (28,26%); to deepen the knowledge of life (17,39%); finitude conscience (17,39%); to have autonomy (15,21%); life experiences (8,69%) and to remember the past (4,34%). The second question (what does aging in a tirolo-trentina community mean?) revealed the production of five categories: social relationships (cited by 76,08%); good, beautiful and pleasant (60,86%); care receiving (36,95%); indifferent (4,34%) and dislikes the place ((2,7%). The accomplished verification was that aging was considered by the tirolo-trentinos seniors as a natural process of life, expressed by different focuses that contain significant contents that allow the entire impregnated life of values, norms, happiness, and frustrations to be evident. For the tirolo-trentino elderly aging means overcoming the adversities of like faith, having the possibility to continue work active, being able to work in the country, in house-keeping and participating actively in community, establishing affective and social links with every community citizen, was found out therefore, that the interviewed elderlies full they belong more to the tirolo-trentino ethnic group than they do model to the aging ideological model.