Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A ESCOLA COMPLEMENTAR DE PIRACICABA SEGUNDO O JORNAL LOCAL GAZETA (1897-1911): UMA ANÁLISE DOS NOTICIÁRIOS COTIDIANOS À LUZ DOS DISCURSOS DA 1ª. REPÚBLICA

Orientador

CÉLIA MARGUTTI DO AMARAL GURGEL

Autor

CLARICE PAVAN CHIARELI

Palavra chave

PIRACICABA, JORNAL LOCAL GAZETA (1897-1911)

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/06/2007

Nº Downloads

1352

Resumo

O objetivo central deste trabalho é analisar e refletir sobre a representação da Escola Complementar de Piracicaba, a partir dos noticiários cotidianos veiculados pelo jornal local Gazeta (1897-1911). Em termos específicos, o estudo pretende apresentar uma análise dos conteúdos contidos nesses noticiários, à luz do ideário dos discursos da 1ª. República no Brasil, cuja intenção foi implementar uma escola pública e democrática para todos os brasileiros. O estudo foi pensado e desenvolvido como uma contribuição para a historiografia brasileira na área de Educação e outros estudos da cultura escolar local e nacional, com perspectiva de continuidade e ampliação do tema por outros interessados. A escolha da Gazeta de Piracicaba, como fonte de investigação, decorreu das possibilidades desejadas para a pesquisa em questão, já que este jornal apresentava uma maior densidade e qualidade documental acerca da Escola Complementar, quando comparada aos dados contidos, por exemplo, no Jornal de Piracicaba, outro jornal tradicional da imprensa piracicabana. A metodologia adotada pautou-se na seleção de textos sobre a Escola Complementar inseridos na Gazeta no período em destaque. As categorias mais relevantes para a análise emergiram dos próprios excertos selecionados tais como as notícias sobre a rotina administrativa-burocrática, de natureza cultural/social e de natureza educacional. Os principais indicadores dos resultados revelaram um painel de indagações que envolvem a modernidade republicana, a Educação apresentada pela imprensa, e esta última enquanto um canal de diálogo entre as instituições públicas de ensino e a comunidade local.

Abstract

.