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Título

SEMIAUTÔNOMOS: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS SEMIAUTÔNOMOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR HOTELEIRO

Orientador

MÁRIO SACOMANO NETO

Autor

MOISES MIGUEL CAZELA

Palavra chave

TRABALHO EM EQUIPE, COMPROMETIMENTO; EXCELÊNCIA; GSA, GRUPOS SEMIAUTÔNOMOS

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

11/07/2007

Nº Downloads

3556

Resumo

Os objetivos do trabalho são: analisar o processo da implantação dos grupos semiautônomos em uma organização do setor hoteleiro e identificar seus impactos nos processos decisórios e nas atividades do trabalhador e todos os possíveis reflexos dessa forma de trabalho na autonomia do empregado e qual o nível de polivalência da equipes e a influência da área de Recursos Humanos nesse processo. Os integrantes de um grupo semi-autônomo compreendem seus objetivos e procuram alcançá-los de maneira compartilhada onde se destacam a polivalência, a autonomia decisória e o sentimento de pertença. Este estudo de caso concentra-se na organização estrutural do hotel Hilton São Paulo Morumbi, localizado na cidade de São Paulo, que opera com um perfil gerencial moderno e com grupos semi-autônomos. O setor hoteleiro atua na prestação de serviços e como tal, tem como motivo principal para o seu sucesso a fidelização de seus clientes conseguida com o comprometimento e a dedicação de seus empregados. Muitos hotéis ainda trabalham com a divisão de trabalho tradicional que privilegia o individualismo não incentivando os empregados a trabalharem em equipe, mas a centralização das decisões e o individualismo na execução das atividades podem afetar o sentimento de pertença dos empregados e também o seu comprometimento na busca dos resultados. O presente estudo de caso apresenta uma análise da implantação dos grupos semiautônomos no setor hoteleiro, as alterações nas estruturas e nas relações de trabalho. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de entrevista com os administradores do hotel, para a qual foi formulado um questionário com o objetivo de identificar a sua opinião acerca do processo, comparando o ambiente no qual estavam envolvidos e o atual. Essa entrevista com os administradores de maneira geral procura levantar as dimensões mais favoráveis referentes à autonomia e polivalência e também relacionadas ao comprometimento, condições de trabalho, liderança e comunicação e entender as relações dos empregados e sua organização nos processos.

Abstract

The companies of all the sectors have, in common, the interest or the concern with their employee’s engagement. That interest comes from the need of having a recognized activity by our customers as an excellence activity that overcomes our customer’s expectations and the sector of the hospitality is a service industry and as such, it has as fundamental for its success the commitment and engagement of their employee’s and it should be to trouble about their development. It is noticed, that many hotels, works at Taylor system and the process supports the individuality doesn't exist the commitment to prepare them to work in self managed team to avail the synergy of their efforts, that fact can affect their commitment and motivation and that frequently affects the results of the enterprise. This study approached a research of the impact on the process decision trough the self management teams in a hotel enterprise, how it affects the organizational results and it intends to show the correlation between this and the human performance at the work. For so much a questionnaire was developed to know the employee’s and administrators opinion concerning the effective situation (real) and previous situation. Besides, it was requested the employees that compare the previous environment were involved and the current, selecting and prioritizing the variables for order of importance, pointing the factor that motivates them the most. The roll of people which the research was driven concentrates on Hilton São Paulo Morumbi, located in the city of São Paulo that has a modern managerial profile and for being an international hotel, their profile is one of an enterprise in constant renewal and updating of their labor. In a general way, we tried to have the most favorable dimensions related to the decisions that include: managerial style, commitment, work conditions, leadership, feedback, ethics, conflicts and progress opportunities.