Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DANÇA SOBRE RODAS: CRIANDO SENTIDOS E AMPLIANDO O UNIVERSO SIMBÓLICO

Orientador

MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

VIVIANE GONÇALVES DE OLIVEIRA

Palavra chave

DANÇA SOBRE RODAS: CRIANDO SENTIDOS E AMPLIANDO O UNIVERSO SIMBÓLICO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/05/2007

Nº Downloads

1791

Resumo

O estudo aqui proposto se volta para a discussão sobre uma jovem com paralisia cerebral, com ausência de oralidade e com comprometimento motor global, que teve a oportunidade de vivenciar na dança um processo de constituição de sujeito, superando limites sociais, físicos e emocionais que estão presentes na cultura. Há alguns anos venho atuando como professora de dança e fonoaudióloga de sujeitos com patologias variadas e dentre estes, uma em especial despertou a atenção, uma jovem com paralisia cerebral e ausência de oralidade, em função do seu interesse e da sua sensibilidade em relação à dança. A vivência e inquietações sobre o tema impulsionaram esta pesquisa, considerando-se que a dança pode proporcionar uma melhora na concepção do sujeito, na comunicação, no desenvolvimento motor, na expressão dos sentimentos, no potencial criativo, favorecendo a inclusão social. O estudo tem como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural e as contribuições de L.S.Vigotski, sobretudo o que se refere às suas teses sobre o desenvolvimento psicológico e, sobre o lugar ocupado pela arte na constituição do ser cultural. A arte, como a literatura, a estética e a psicologia são temas importantes da obra de Vigotski. Seus textos são fundamentais para a reflexão no estudo aqui desenvolvido - analisar o processo de constituição de um sujeito tetraplégico possibilitado pela dança, avaliando as contribuições desta atividade para sua inclusão social. Para Vigotski, o que nos torna humanos é a capacidade de utilizar instrumentos simbólicos, é a capacidade de imaginar. Tais considerações tornam-se importantes para este estudo uma vez que refletimos sobre como Luiza (sujeito do estudo) foi se constituindo à partir da atividade de dança. Trata-se de um estudo longitudinal e qualitativo realizado a partir da análise de gravações em vídeo e do registro manual e fotográfico das apresentações da dança do sujeito, durante o período de 1992 a 2002. Retomando a prática desse processo podemos perceber as mudanças que foi apresentando à medida que a dança foi estimulando a sua criatividade e imaginação. No princípio do trabalho Luiza somente realizava movimentos propostos pela professora, além de necessitar do apoio corporal desta para se equilibrar. Eram movimentos sem sincronia com a música. Atualmente, além de executar movimentos independentes do apoio corporal do outro, escolhe a música, cria coreografias a partir de uma imaginação rica em movimentos acrobáticos que desafiam seu próprio limite corporal. Opina e critica sobre movimentos criados pela professora, auxilia suas companheiras como segurá-la de forma mais confortável. Assim esses fatos, são explicados por Vigotski ao esclarecer que é exatamente a atividade criadora dos homens e das mulheres que faz com que a espécie humana possa projetar-se no futuro, transformando o presente.

Abstract

The study here proposed is brought up for discussion about a young girl suffering from cerebral palsy, without articulated speech and with global motor exposure who had the opportunity of experimenting out of the dance a process of subject constitution, thus overcoming social, physical and emotional limits which are present in the culture. For some years have I been actuating as a dance teacher and phonoaudiologist for subjects with diverse pathologies and among them a young girl with cerebral palsy called my attention for her interest and subjectivity for dance. The experiments and commotions about the theme led to this research considering that dance can make improvements in the conception, communication, motor development, sentiment expression, creative power, thus promoting social inclusion. As theoretical reference the study has the historic-cultural perspective and the contributions by L.S. Vigotski mainly on what refers to his theses about psychological development and the place occupied by art in the constitution of the cultural being. Art, Literature. Aesthetics and Psychology are important themes in Vigotski’s works. His texts are fundamental for a reflection of the study herein developed , that is, to analyse the process of the constitution of a tetraplegic subject enabled by dance and assess the contributions of this activity for his or her social inclusion. For Vigotski what makes us human is the capacity for using symbolic instruments and the capacity of thinking. Such considerations become important for this study since we reflect how Luiza (subject of the study) started being enabled from the dance activity. This is a longitudinal and qualitative study carried out through analyses of videotapes, manual and photographic registers of the subject’s dance presentations during the period of 1992 to 2002. Retaking the practice of this process, we can perceive the changes she was presenting as dance was stimulating her criativity and imagination. At the beginning of the work Luiza only made movements proposed by the teacher besides needing body support to equilibrate. The movements had no synchronism with themusic. Nowadays, in addition to executing independent movements free from any body support., she chooses the song, creates choreography in her imagination which is rich in acrobatic movements that challenge her own body limits. She gives her opinion and criticizes the movements ceated by the teacher and helps her mates to hold her in a more comfortable way. Thus these facts are explained by Vigotski by saying that it is exactly the criative activity of men and women that makes mankind look ahead and transform the present.