Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE A INTENSIDADE DA PRÓPRIA VOZ

Orientador

CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA

Autor

MÁRCIA ORTIZ DE CAMARGO

Palavra chave

VOZ DO PROFESSOR, AMBIENTE ESCOLAR, RUÍDO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/07/2007

Nº Downloads

2317

Resumo

A voz do professor é um tema que desperta a atenção de várias áreas como, da Educação, da Medicina e em especial da Fonoaudiologia. Muitos estudos procuram caracterizar a voz do professor quanto aos aspectos físicos, psicoacústicos, emocionais e educacionais, levando em consideração as características ambientais, anátomo-funcionais, a qualidade de vida e saúde dos professores, bem como, a relação ensino-aprendizagem. Um aspecto relevante na produção da voz do professor é a intensidade vocal que se corretamente aplicada pode prevenir alterações vocais, dinamizar as aulas melhorando a aprendizagem dos alunos e proporcionar uma boa relação professor-aluno. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de professoras em relação à intensidade da própria voz em sala de aula e em outras situações de comunicação. A pesquisa envolveu levantamento de dados quantitativos como: questionário fechado com questões sobre a intensidade da voz em diferentes situações; medidas da voz habitual das 32 professoras em ambiente silencioso e da voz profissional durante o período de aula na escola e medidas do ruído das salas de aula. As 32 professoras participantes são funcionárias da Rede Municipal de Ensino da cidade de Capivari no interior do Estado de São Paulo. Os resultados, que foram também analisados a partir de uma ótica qualitativa, mostraram uma prevalência do uso da voz em forte intensidade em sala de aula sem que as professoras se apercebessem disto; um elevado nível de ruído ambiental e um grande índice de alterações vocais. Concluiu se que a percepção auditiva da própria voz envolve mais as questões subjetivas, como vivências e hábitos de cada professora, constituídos nas relações sociais e no ambiente a que estão expostas, do que o volume de voz utilizado, como mostraram as medidas objetivas. É importante que os gestores da Educação tenham conhecimento deste contexto e proporcionem condições mais adequadas de trabalho aos professores e abram espaço, nas escolas, para programas de saúde vocal e promoção de saúde. As ações fonoaudiológicas voltadas ao professor devem contemplar os aspectos da percepção auditiva em relação à própria voz e também em relação ao ruído ambiental, importante fator de elevação da voz e desgaste do professor. Estas ações têm de ser voltadas não apenas para a saúde vocal do professor, mas também para a sua saúde geral e para melhorias nas condições de trabalho e de vida. É preciso enfatizar a voz como instrumento de trabalho responsável pela transmissão do conhecimento e para as relações sociais estabelecidas no ambiente escolar e fora dele.

Abstract

Teachers’ voice is a subject that calls the attention of some areas such as Education, Medicine and specially Speech-Therapy. Many studies seek to characterize teachers’ voice regarding physical, psychoacoustic, emotional and educational aspects, taking into account environmental and anatomofunctional characteristics, quality of life and health of teachers as well as the teaching-learning relationship. A significant aspect in teachers’ voice production is vocal intensity that if correctly applied can prevent vocal alterations, make classes dynamic and improving pupils learning, besides providing a good teacher-pupils relationship. The objective of this research was to investigate the perception of teachers in relation to the intensity of their own voice in the classroom and other communication situations. The research involved collecting quantitative data using resources such as a closed questionnaire with questions on voice intensity in different situations; measures of the habitual voice of 32 female teachers in a quiet environment and the professional voice in the classroom and measures of noise in the classrooms. The 32 participant teachers are employees of the Municipal Network of Education of the city of Capivari, State São Paulo. Results, which were also analyzed from a qualitative point of view, showed a prevalence of the unperceived use of high intensity voice in the classroom; a high level of environmental noise and a high rate of vocal alterations. It was concluded that auditory perception of the own voice involves more subjective aspects, such as experiences and habits of each teacher and the environment they are exposed to than the actual voice volume used by them. Speech-Therapy actions directed to teachers must also consider the aspects of auditory perception in relation to their own voice and environmental noise, an important cause of voice volume rise and teachers’ burnout. These actions must focus not only in teachers’ vocal health, but also their general health and improvements in life and work conditions. There is a need to emphasize that voice is a work instrument responsible for the transmission of knowledge and for social relations established in the school environment and outside it.