Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O GRUPO DE FAMILIARES COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: FOCALIZANDO HÁBITOS DE SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA EM CRIANÇAS

Orientador

CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA

Autor

ERICA APARECIDA MELO DEMATTE MACHADO

Palavra chave

FAMÍLIA, GRUPOS DE PAIS, HÁBITOS ORAIS, PROCESSOS DE MUDANÇA.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/07/2007

Nº Downloads

641

Resumo

A família é o núcleo social básico e o primeiro no qual a criança está inserida, e sua importância é indiscutível, pois a partir das relações estabelecidas é que são formados os vínculos interpessoais entre seus componentes. Assim, nesta pesquisa, optou-se por estudar um grupo de pais/familiares por entender que estes e seus pontos de vista interferem significativamente naquilo que os filhos são e fazem. Quando se pretende que crianças modifiquem hábitos considerados nocivos ao seu desenvolvimento, o envolvimento de pais e familiares se faz necessário para que ações mais efetivas sejam tomadas em relação a esses sujeitos.Para tanto, foi focalizado um grupo de pais/familiares que visava a retirada do hábito de sucção não nutritiva presente em seus filhos, crianças de 3 a 5 anos. Assim, como base para o estudo foi realizada uma revisão na literatura da área destacando aspectos relativos ao aleitamento materno, ao desenvolvimento craniofacial infantil e hábitos orais. Além disso, foram focalizados estudos sobre grupos de pais e familiares e o trabalho educativo e terapêuticos realizados com eles. O grupo de pais escolhido teve seus encontros documentados por meio de vídeo-gravações. Dos encontros participavam uma psicóloga e uma fonoaudióloga, como coordenadoras do grupo, e treze familiares (pais e avós). Os encontros gravados foram transcritos e analisados tomando como referência os pressupostos da análise microgenética (GÓES, 2000). A abordagem grupal mostrou-se efetiva para o trabalho com familiares, pois com maior descontração, as discussões de temáticas tensas e conflituosas tornaram-se possíveis, enriquecidas pelos depoimentos dos diversos participantes, estimulando o senso de responsabilidade e envolvimento e participação de todos. Nas análises foram focalizados: o papel mediador dos profissionais participantes do grupo; a relação da família com o hábito de sucção não nutritiva de seus filhos e os sentimentos partilhados pelo grupo. De acordo com os achados, por meio dos diálogos estabelecidos no grupo, as representações internas dos participantes sobre suas experiências com seus filhos e com hábitos de sucção não nutritivas foram ressignificadas e reinterpretadas. Nessa perspectiva, afirma-se que o grupo desponta como um espaço potencialmente favorável ao processo de mudança, desenvolvendo processos educativos e terapêuticos que favorecem o desenvolvimento pessoal e familiar.

Abstract

The family is the basic and social kernel and the first one where the child is inserted and its importance is unquestionable since that is from the established relationships that the interpersonal bonds are formed. Therefore we chose to study a group of parents and relatives and understand that their points of view significantly interfere in what children are and do. When it is intended that children modify their habits, which are considered noxious to their development, parents and relatives involvement is necessary so effective actions are taken. For this purpose the focus was a group of parents and relatives aimed to end the habit of non-nutritive suction in their kids, children from 0 to 5 years old. A review of the specific literature on many aspects related to the breastfeeding, the infant facial-cranium development and the oral costumes as well as studies focusing the educational and therapeutical jobs made with parents and relatives were undertaken. The chosen parents group had their meetings documented by video recording. In these meeting a psychologist and a speech therapist were present as coordinators and thirteen relatives (parents and grandparents). The recorded meeting were transcripted and analyzed taking as a reference the presupposed microgenetics analysis. (GOES, 2000). The group approach proved to be effective to the work with parents and relatives because the tense and conflictive thematic discussions could be possible with high spontaneity testimonies of the people, inciting the sense of responsibility and involvement and participation of each element of the group. In these analysis: the mediator role of the coordinators; the relationship of the family with the habit of non-nutritive suction in their kids and the feeling shared with the group were studied. According to the founds the internal representation of the people about their experiences with their kids and theirs habits of nonnutritive suction were re-defined and re-evaluated. So from this view we affirm that the group can be appointed as a potentially agreeable space to the process of change, developing educational and therapeutical processes that promote personal and familiar development.