Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DROGAS NA UNIVERSIDADE: ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-HERMENÊUTICA PARA A PREVENÇÃO

Orientador

FRANCISCO COCK FONTANELLA

Autor

WÂNIER APARECIDA RIBEIRO

Palavra chave

DROGAS, PREVENÇÃO, UNIVERSIDADE, FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA...

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/11/2007

Nº Downloads

1399

Resumo

O abuso de drogas por universitários levanta uma preocupação mundial que envolve questionamentos e reflexões da sociedade contemporânea. As intervenções realizadas carecem, ainda, de estudos e pesquisas, que apontem perspectivas metodológicas e teóricas, que possam alicerçar os programas preventivos, assim como discussões sobre o papel da universidade neste contexto. Estes são os principais objetivos deste trabalho. Esta tese apresenta o estudo de uma metodologia, desenvolvida em um programa de prevenção ao uso indevido de drogas por universitários, intitulado PROGRID - Programa Institucional de Redução do Uso Indevido de Drogas - realizado em uma instituição universitária, situada em Belo Horizonte. O programa é executado por uma equipe interdisciplinar de professores e alunos estagiários dos cursos das áreas de ciências humanas, da saúde e sociais. Desenvolvem-se atividades preventivas junto aos universitários, durante o ano letivo, variando entre oficinas vivenciais e informativas, dinâmicas, palestras interativas, fóruns presenciais e virtuais, filmes comentados, estudo de casos, entre outros. O programa se fundamenta nos pressupostos da abordagem fenomenológica hermenêutica em educação, interessando, neste estudo, avaliar a pertinência dessa aplicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, assentada na metodologia fenomenológica, tendo como categoria o estudo de caso, utilizando-se como recurso as entrevistas semidirigidas. Foram sujeitos da pesquisa alunos dos vários cursos de graduação, que haviam participado de uma ou mais atividades, desenvolvidas pelo PROGRID, professores, coordenadores de curso, pedagogas, uma diretora de faculdade, o reitor e a pró-reitora. Os resultados encontrados indicaram a importância da universidade no desenvolvimento de intervenções preventivas, e a do professor como principal referência no processo, tendo sido percebido por ele próprio e pelos demais entrevistados o seu despreparo para lidar com o tema. Daí a relevância da inclusão de temas transversais na estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Identificaram-se os avanços pedagógicos que podem ser alcançados pelos programas preventivos, tendo-se em vista as perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino de 1996 - LDBEN/1996 - e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos/2006 - PNDEH - relativas à nova visão de transversalidade e de interdisciplinaridade na estrutura curricular dos cursos de graduação, a qual deve estar relacionada com as necessidades do cenário social contemporâneo. A proposta, apontada como a mais favorável para a realização de um programa preventivo, é aquela que contempla a formação de uma consciência crítica dos jovens, como sujeitos responsáveis por suas escolhas, veiculando um espaço de construção de conhecimentos, a partir de suas realidades concretas, culturas e linguagens, devendo ser o diálogo e a interdisciplinaridade os fundamentos do programa. Ao invés de práticas educativas prescritivas e pontuais, foram propostas atividades vivenciais, contínuas e participativas, com foco na educação em saúde. Essas premissas levantadas corroboram não só a concepção da abordagem fenomenológica hermenêutica em educação, como também, sua aplicação em programas de prevenção, uma vez que pressupõe compreender o fenômeno na sua realidade, ou seja, naquilo que ele é, à medida que se olha de maneira atenta para as suas manifestações, e por atestar o diálogo como a mais autêntica experiência do ato educativo.

Abstract

The abusive use of drugs by academics raises a world-wide preoccupation, what includes questions and reflections of the contemporary society. Although some interventions have been done, more studies and researches are needed to point out methodological and theoretical perspectives that could base the preventive programmes, as well as discussions about the university role in this context. These are the main goals of this work. This thesis presents the study of a methodology that was developed based on a prevention programme of the improper use of drug by academics, entitled PROGRID - Institutional Programme of Reduction of the Improper Use of Drugs - and developed in a University located in Belo Horizonte. The programme is implemented by an interdisciplinary team of professors and student-probationers from Human Studies, Health and Social courses. Preventive activities are developed to the academics during the school year, such as existential and informative workshops, group dynamics, interactive speeches, virtual and presential forums, discussed films, study of cases, etc. The programme is based on the presuppositions of the hermeneutic phenomenological approach on education; and this programme aims to evaluate in this study the relevance of that application. It is a qualitative research founded on the phenomenological methodology through cases and partially-ruled interviews. The subjects of the research were: academics from different courses who took part in one or more activities developed by PROGRID, professors, course coordinators, pedagogues, the Chancellor and the Pro-Rectory. The considered results revealed the importance of the university in the development of preventive interferences, and the professor’s importance as the main reference in the process, and it was realized by him own and the other interviewees they were not prepared to deal with the subject, whence, the importance of including the transversal themes in the curricular structure of teachers’ graduation courses. It was identified the pedagogical progresses that could be reached by the preventive programmes, bearing in mind the perspectives of the Law of Directives and Bases of Education from 1996 - LDBEN/1996 - and of the National Plan of Education in Human Rights/2006 - PNDEH - relating to the new idea of transversality and interdisciplinarity in the curricular structure of the graduation courses, which it must be connected with the necessities of the social contemporary scenery. The proposal pointed as the most favourable one for the realization of a preventive programme is that what contemplates the formation of a critical consciousness of young people, like subjects responsible for their choices, providing for themselves a place for construction of knowledges from their concrete realities, cultures and languages, and where the dialog and the interdisciplinarity are the basis of the programme. Instead of educative prescriptive and punctual practices, continuous and democratic existential activities were proposed, focusing on the education of health. Those raised premises corroborate the conception of the phenomenological hermeneutic approach in education and also in its application of prevention programmes, since it presupposes to understand the phenomenon in its own fact, in other words, in what it is, whereas one looks in attentive way at its demonstrations, and because of attesting the dialog as the most authentic experience of the educative act.