Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

HUMANISMO: APORTES PARA UMA PROPOSTA PEDAGOGICA

Orientador

WAGNER WEY MOREIRA

Autor

EDUARDO OKUHARA ARRUDA

Palavra chave

CAPOEIRA; HUMANISMO; CORPOREIDADE

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2006

Nº Downloads

2157

Resumo

A busca por um diálogo entre a teoria da Complexidade, a Motricidade Humana e a abordagem humanista, constitui nosso ponto de interrogação, isto é, pode o ensino da capoeira estar embaixo dessas propostas teóricas ?. Nosso objetivo foi verificar o discurso dos mestres de capoeira, visando, a partir desses levantamentos apresentar nossas propostas pedagógicas, uma capoeira como pressuposto de educação para a vida e, sobretudo, uma educação pautada no humanismo. Vale destacar que a tradição positivista no ensino da capoeira é alvo de crítica de nosso trabalho. O corpo e a capoeira nessa visão fragmentada são diminuídos. A corporeidade do sujeito não é respeitada no todo e a capoeira enquanto fenômeno multifacetado não é contemplada na sua totalidade. Quanto aos procedimentos metodológicos para compreender os discursos dos mestres, usamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), através da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa adaptada por Simões (1998). A pesquisa revelou que embora a maior parte dos mestres tenha tido uma formação pautada numa pedagogia tradicional, positivista, militarista em muitos casos, como revelam as sínteses das histórias dos mestres, esses, por sua vez, indicam nos seus discursos, uma outra preocupação, uma preocupação da capoeira enquanto forma de convivência humana, educação para a cidadania, de respeito às diferenças humanas, entre outros significados.

Abstract

The search for a dialogue between the theory of Complexity, the Human Ability to Move and huma approach, make ourquestion mark, that is, the teaching of capoeiramay be under these teorical propositions ?. Our goal was to check the speech of the masters, and from these information show our pedagogical proposals, one capoeira as a background for education and life and, moreover, an education emphasized on humanity. It's worth pointing out that the positive tradition on the teaching of capoeira is a target of criticism in our job. The body and capoeira are diminished under this split vision. The body build of the subject isn't respected as a whole and capoeira, as a multifaced phenomenon isn't used in its totality. About the methods and procedures to understand these speeches, we used the Bardin Contents Analysis (1977), through the Estimating Certain Analysis Technique adapted by Simões (1998). The research revealed that, although most masters have had a gaduation related to a tradicional, positive, militarist pedagogy in many cases, as the summary of the history of the masters reveals, these, however, show in their speech, another concern, a concern, a concern in capoeira as a way of human companionship, education for citizenship, respect for human differences, among toher meanings.