Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador

NELSON CARVALHO MARCELLINO

Autor

GUSTAVO ANDRÉ PEREIRA DE BRITO

Palavra chave

LAZER, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

20/12/2007

Nº Downloads

2581

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a formação e como se processa a qualificação para atuação profissional dos recursos humanos que atuam nos programas e projetos de lazer desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras - SELAM, da prefeitura da cidade de Piracicaba-SP. Metodologicamente a pesquisa se caracterizou, quanto ao tipo, como uma combinação entre pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio do Sistema de Bibliotecas da UNIMEP e de ferramentas da internet; e pesquisa de campo, dividida em dois momentos: Primeiro realizamos a pesquisa documental junto a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras - SELAM com levantamento de dados relativo ao assunto e posterior análise de conteúdo; e num segundo momento passamos a pesquisar os espaços por meio de observação participante, que se pautou no acompanhamento da atuação dos profissionais em alguns equipamentos específicos de lazer na cidade de Piracicaba - SP. Além da observação participante, foi utilizada como técnica de coleta de dados o questionário, no intuito de possibilitar respostas mais complexas que permitam um maior esclarecimento dos fatos. A partir da observação participante e da aplicação dos questionários encontramos uma situação favorável à boa atuação profissional em esportes, principalmente pelo fato de todos os pesquisados serem formados em educação física e a grande maioria ter uma ou mais especializações na área; porém o entendimento de lazer é ainda restrito, tendo como fator principal para isso o fato de nenhum dos profissionais ter formação específica na área do lazer. Contudo, é necessário esclarecer que apesar do entendimento restrito e do desenvolvimento quase exclusivo dos conteúdos culturais físicoesportivos do lazer, a SELAM vem desenvolvendo alguns projetos permanentes, relacionados ao tema, como: Jogos Comunitários, Construindo o Futuro, Terceira Idade, Clarear, Desporto de Base e Programa de Férias; além de muitos eventos. Foi possível perceber também que a preocupação atual, do órgão, é no sentido de colocar Piracicaba novamente no cenário esportivo e de lazer no âmbito estadual, trazendo eventos de grande porte para a cidade. Com isso, nos dois últimos anos, dezenas de equipamentos específicos do lazer foram construídos e reformados, fato importante, porém, não podendo perder de vista que espaços sem os profissionais, animadores socioculturais, não cumprirão seus objetivos de: promover e dinamizar a cultura, por meio de atividades críticas e criativas; desenvolver a participação e o associativismo nas comunidades, fato pouco verificado na cidade; formar permanentemente e educar para o lazer. Outro fato que nos chamou a atenção foi a contratação exclusiva de professores de educação física, mesmo para atuação em projetos de lazer, tendo em vista se tratar de um campo de atuação multiprofissional (lazer), onde cada conhecimento, técnica ou disciplina é fundamental na construção de uma prática capaz de reverter a ordem estabelecida. Constatamos ainda que, atualmente, são poucos os espaços reservados a qualificação, por parte da secretaria, estando restritos a participações em eventos locais, geralmente ligados ao esporte. Não há na Instituição um programa específico de capacitação, atualização e qualificação profissional; entretanto, em outros momentos históricos foram disponibilizados espaços, inclusive semanais, para reuniões administrativas e pedagógicas com palestras e discussões sobre o tema, além de servir como espaço coletivo para o planejamento e a avaliação das ações. É necessário retomar as práticas estabelecidas anteriormente no sentido de promover discussões específicas sobre o lazer e a atuação dos animadores socio culturais para que todos os profissionais que atuam com a temática possam comprometer-se com um projeto transformador de sociedade, com a intenção de tornar a realidade mais justa e igualitária, que respeite as diferenças e crie novas possibilidades de participação cultural.

Abstract

This research has as objective to diagnose what is the formation and hom the qualification is processed for professional performance of the human resources that act in the programs and leisure projects developed by the Municipal General Office of Sports, Leisure and Motive Activities, of the city hall of Piracicaba City - SP. Methodologically the research was characterized, as for the type, as a combination among bibliographical research, developed through the System of Libraries of UNIMEP and of tools of the internet; and field research, divided in two moments: first we accomplished the documental research in the City hall and the Municipal General Office of Sports, Leisure and Motive Activities with the rising of data related to the subject and subsequent content analysis; and in a second moment we started to research the spaces through participant observation, that was ruled in the attendance of the professionals' performance in some specific equipments of leisure in the city of Piracicaba. SP. Besides the participant observation, it was used as technique of collection of data the questionnaire, in the intention of making possible more complex answers that allow a larger explanation of the facts. Starting from the participant observation and of the application of the questionnaires we found a favorable situation to the good professional performance in sports, specially for the fact that all the esearched people are graduated in physical education and the great majority have one or more specializations in the area; however the leisure understanding is still restricted, having as the main factor for that the fact that none of the professionals have specific formation in the area of leisure. However, it is necessary to explain that in spite of the restricted understanding and of the almost exclusive development of the physical-sporting cultural contents of the leisure, the general office (SELAM) has been developing some permanent projects, related to the theme, such as: Community games, Building the Future, Third Age, Clear, Sport of Base and Program of Vacations; besides many events. It was also possible to notice that the current concern, of SELAM, is again in the sense of putting Piracicaba in the sporting scenery and of leisure in the state level, bringing big events to the city. With that, in the last two years, many specific equipments of leisure were built and reformed, which is an important fact. However, we canot forget that the spaces, without the professionals and sociocultural animation, won't accomplish their objectives, which are: to promote and develop the culture, through critical and creative activities; to develop the participation and the membership in the communities, fact not often verified in the city; to train permanently and to educate for the leisure. Another fact that called our attention was the physical education teachers exclusive recruiting, even for performance in leisure projects, remembering that the leisure is a field for the performance of a lot of professions, where each knowledge, technique or subject is fundamental in the construction of a practice capable to revert the established order. We have also verified that, nowadays, there are few reserved spaces for the qualification, on the part of the general office, being restricted to participations in local events, usually linked to the sport. There is not in the Institution a specific program of training, updating and professional qualification; however, in other historical moments, spaces were made available, including during the week, for administrative and pedagogical meetings with lectures and discussions on the theme, besides serving as collective space for the planning and the evaluation of the actions. It is necessary to retake the practices established previously in order to promote specific discussions about the leisure and the performance of the sociocultural animators so that all the professionals that act with the theme can commit themselves to a society transformer project, with the intention of making the reality fairer and more equal, respecting the differences and creating new possibilities of cultural participation.