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Título

MARKETING SOCIAL, AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA PRIVADA DAS AÇÕES SOCIAIS DA PETROBRAS: O CASO REPLAN

Orientador

ANTÔNIO CARLOS G

Autor

MARCOS JAIR RIBEIRO

Palavra chave

RESPONSABILIDADE SOCIAL, MARKETING SOCIAL, MARKETING PARA CAUSAS SOCIAIS

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

17/12/2007

Nº Downloads

1381

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar, por meio do critério da eficácia privada, os projetos sociais adotados pela empresa Petrobras na unidade de Paulínia, apontando os benefícios que trazem para a organização na visão do público interno. O critério da Eficácia privada considera como o stakeholder interno avalia os projetos sociais. Nesse trabalho foi utilizado o grupo de stakeholders empregados. A pesquisa utilizada é de natureza qualitativa com uso de estudo de caso único. O estudo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira constituída pela fase exploratória, buscando-se dados secundários em livros e publicações de pesquisas já realizadas, permitindo elucidar o problema e o referencial teórico. Em uma segunda etapa procurou-se analisar a avaliação da eficácia privada, dos projetos sociais adotados pela empresa Petrobras-REPLAN, verificando junto ao público interno, quais os benefícios que trazem para a organização. Na análise utilizou-se a metodologia denominada EP2ASE para avaliação da eficácia privada. A amostra foi por conveniência devido a limitações de recursos financeiros e de tempo. Nos procedimentos metodológicos identificaram-se os grupos de stakeholders considerados relevantes para a pesquisa, que foram divididos em quatro categorias. Os resultados apontaram que os empregados têm conhecimento dos projetos sociais que a Petrobras/REPLAN desenvolve. Palavras-chave: responsabilidade social, marketing social, marketing para causas sociais, eficácia privada.

Abstract

The objective of this dissertation was to evaluate, using private efficacy, the social projects adopted by the Petrobras Company unity of Paulinia, pointing the benefits that they can add to the organization, under the internal public point of view point. The criterion of the private Effectiveness considers as internal stakeholder it evaluates the social projects. In this dissertation was used the group of stakeholders employee. It was utilized qualitative nature research using case-only study. The study was divided in two steps, being the first one constituted by the exploratory phase, searching for secondary data in books and published researches, allowing clearing the problem and the theoretical reference. In the second step it was searched to analyze the private efficacy evaluation of the Social Projects adopted by the Petrobras/REPLAN Company, pointing the benefits that they can add to the company under the internal public point of view. In the analysis it was utilized a methodology called EP2ASE to evaluate private efficacy. Due financial and time limitation it was utilized convenience sample. In the methodological procedures it was identified the stakeholder groups considered relevant to the research, that were divided in four categories. The results showed that the employees know about the social projects of the company. Key words: social responsibility, social marketing, marketing of social causes, private efficacy.