Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS: A TECNOLOGIA DIGITAL NO COTIDIANO DE LEITURA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

VERA LÚCIA SPEZI PEREIRA

Palavra chave

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAMENTO DIGITAL, PRÁTICAS DE LEITURA DE...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

18/12/2007

Nº Downloads

1170

Resumo

Este trabalho investiga práticas cotidianas de leitura, no espaço digital, de professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental e Médio, objetivando compreender as possíveis mudanças que as novas tecnologias da escrita, oportunizadas pelo computador e pela Internet, imprimem à leitura do professor. Para isso, utilizamos, inicialmente, um questionário que nos possibilitou uma primeira aproximação de nossos sujeitos de pesquisa - professores da rede pública estadual - e de suas experiências como leitores que utilizam ou não, rotineiramente, o suporte digital para suas práticas. Em seguida, após análise desses questionários, selecionamos 50% desses professores para entrevistar, tendo como critério principal para essa escolha, entrevistar os que, pelas respostas ao questionário, pareciam já possuir algumas práticas de leitura em meio digital. As análises que fizemos dos questionários e das entrevistas, baseadas em autores como Chartier, Levy, Soares e outros, permitem compreender aspectos essenciais do processo de apropriação do uso do computador enquanto suporte de leitura, levando-nos a melhor entender os sentidos que os professores dão à leitura feita na tela e as suas concepções sobre os usos pedagógicos do computador e da Internet.

Abstract

This paper investigates daily reading practice in digital world of Portuguese teachers who teaches in junior high school and high school. Its goal is to understand the possible changes that the new technologies of writing, given by computer and Internet, print to the teacher’s reading. For this, we use, initially, a questionnaire that made possible a first approach of our citizens of research - teachers who acts in public schools of the state - and of their experiences as readers who use or not, routinely, the digital support for their practice. After that, after the analysis of these questionnaires, we select 50% of these teachers to interview, our main criterion for this choice was to interview the ones that, by the answers of the questionnaire, seemed already have some reading practice in digital way. The analyses that we made of the questionnaires and the interviews, based on authors as Chartier, Levy, Soares and others, allow us to understand essential aspects of the appropriation process of the use of computer as support of reading, taking us to understand better the directions that the teacher give to the reading made in the screen and their conceptions on the pedagogical uses of the computer and the Internet.