Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E VIVÊNCIAS LÚDICAS SOB A ÓTICA DA TEORIA BIOECOLÓGICA

Orientador

RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA

Autor

ANA LÚCIA RATTI BROLO

Palavra chave

EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, VIVÊNCIAS LÚDICAS...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

22/02/2008

Nº Downloads

1695

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento infantil em crianças inseridas em instituições de ensino infantil, considerando as múltiplas facetas do seu desenvolvimento, propostas pela teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, a partir da oportunização de vivências lúdicas em aulas de Educação Física. Participaram do estudo 68 crianças, de 4 a 6 anos de idade, de ambos os sexos, regularmente matriculadas em uma instituição municipal de ensino infantil, no município de Piracicaba/SP. Foi realizado um programa de Educação Física com duas aulas semanais, com jogos e brincadeiras, em sua maioria com atividades fisicamente ativas, incluindo, organização e cuidado com os espaços físicos e com os materiais e a elaboração de propostas pelas crianças, de modificação das atividades vivenciadas. As crianças foram observadas durante sua participação em dois eventos: o primeiro ocorreu dentro da própria instituição, envolvendo crianças de outras faixas etárias e o segundo foi realizado nas dependências da faculdade de Educação Física da UNIMEP, envolvendo as crianças deste estudo e crianças de outra instituição, na mesma faixa etária. Foram observadas relações interpessoais, papéis sociais, emoções, demandas e atividades realizadas, tendo a aula de Educação Física como microssistema principal e os eventos como microssistemas secundários. Do mesmo modo, foi observada a influência das experiências adquiridas no ambiente escolar, nas respostas às demandas ambientais em outros locais (mesossistema). Como recursos e atributos pessoais foram verificados peso, altura, perímetro cefálico, perímetro de braço, dobras cutâneas triciptal e subescapular. O programa de Educação Física contou com 29 aulas. Nas relações interpessoais foram observadas díadas e tríadas de observação e participação conjunta e tétrada de participação conjunta. Alguns papéis sociais foram identificados durante as atividades como: personagens de histórias, fugitivo, pegador, motorista, perseguidor, caçador, inimigo, pai, piloto de fórmula I, motoqueiro, cavaleiro, pintor, varredora, equilibrista, jogador de futebol, vendedor. Foi observado, durante as atividades, quem cumpria ou não as regras. Observou-se que a manifestação emocional que predominou durante as atividades foi a alegria, mas outras emoções como a raiva, a tristeza, a surpresa e o medo também se manifestaram. Na elaboração da discussão ficou evidenciado que as atividades lúdicas auxiliam o desenvolvimento infantil e que os recursos pessoais interferem na possibilidade da criança responder às demandas do ambiente. Sugere-se que sejam incluídas aulas de Educação Física nas instituições de ensino infantil.

Abstract

This study aims to examine the infantile development with children inserted in institutions of infantile education, considering the multiple faces of the development, proposal for the bioecologic theory of the human development by Bronfenbrenner, from the opportunity of playful experiences in classes of Physical Education. 68 children had participated of the study, among 4 and 6 years of age of both sex, regularly registered in a municipal institution of infantile education, in the Piracicaba/SP city. It was realized a program of Physical Education with two weekly classes, with games and tricks, in its majority with physically active activities, including, organization and care with the physical spaces and the materials and the elaboration of proposals, by children, of modification of the lived activities. The children had also been observed during their participation in two events: the first one occurred inside of the proper institution, involving children of other ages and the second was carried through in the dependences of the college of Physical Education of the UNIMEP, involving the children of this study and children of another institution, with the same ages. It was observed interpersonal relations, social papers, emotions, demands and activities realized, having the Physical Education classes as the main micro system, the events as secondary micro systems. Also the influence of the experiences acquired inside the school environment was observed, in the answers to the ambient demands in other places (meso systems). As personal resources and attributes it was verified weight, height, brain perimeter, perimeter of arm, cutaneous folds triciptal and subescapular. The program of Physical Education had 29 classes. In the interpersonal relations they had been observed díadas and tríadas in observation and joint participation and tétrada of joint participation. Some social papers had been identified during the activities such as: personages of histories, fugitive, catching, driver, persecutor, hunter, enemy, father, F1 pilot, motorcyclist, knight, painter, sweeper, football player, salesman. It was observed during these activities who fulfilled or to not rules. It was observed that the emotional manifestation that predominated during the activities was the joy, but other emotions as the anger, the sadness, the surprise and the fear had been disclosed also. The drafting of the discussion has shown that the recreational activities help the child development and that the personal resources interfere in the possibility of the child respond to the demands of the environment. It is suggested to be included lessons of Physical Education in the institutions of teaching children.