Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS EM ATIVIDADES MOTORAS DE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientador

RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA

Autor

MELISSA CECATO DE MARCO

Palavra chave

EMOÇÃO - CRIANÇA - EDUCAÇÃO INFANTIL - EDUCAÇÃO FÍSICA.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2006

Nº Downloads

5048

Resumo

Manifestações emocionais são demonstradas em diferentes meios, inclusive em situações de aula, no Ensino Infantil, e quando são muito exaltadas podem trazer problemas para o processo de aprendizagem; neste caso, a reflexão sobre o papel e as relações da Educação Física com estes comportamentos das crianças se faz necessária. Este estudo teve o objetivo de investigar as manifestações emocionais e os fatores que podem influenciá-las, em crianças de 5 a 6 anos, no ambiente de Educação Infantil durante a prática de atividades motoras, segundo pressupostos da teoria ecológica de Bronfenbrenner (1992). Se trata de uma pesquisa de campo, na qual foram realizadas observações sistemáticas registradas em um diário previamente estruturado. Participaram do estudo 30 crianças de 5 a 6 anos de idade pertencentes ao Programa de Desenvolvimento da Criança e Adolescente (PRODECAD/UNICAMP). Foram também feitos registros com câmeras filmadoras em momentos de atividades motoras livres e aulas de Educação Física, bem como entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas crianças. Tem-se nos resultados que a manifestação emocional predominante foi a alegria, tanto nas aulas de Educação Física como nos momentos de atividades motoras livres. Nas relações interpessoais estabelecidas nas aulas prevaleceram as de observação e nos momentos de atividades motoras livres as de participação conjunta. Alguns fatores influenciaram as manifestações emocionais destas crianças, sendo os mais significativos: seus atributos pessoais, suas experiências fora do ambiente escolar, a pouca possibilidade de criação durante as aulas e o nível de habilidade motora de cada uma, este, algumas vezes, impedia a participação da criança em determinadas atividades e neste caso causavam sentimentos como a tristeza ou a raiva, porém, quando conseguiam sucesso, a manifestação era de alegria e até excitação. Sugere-se que novas investigações sejam feitas, analisando a qualidade de movimento das crianças, seu nível de habilidade, em instituições que possuam e não possuam profissionais de Educação Física.

Abstract

Emotional manifestations are demonstrated in different ways, also in situation of infantile education lessons, and when they are exalted it can bring problems for the learning process; in this case, it is necessary the reflection about the paper and relations of Physical Education with these children behaviors. The objective of this study was to investigate the emotional manifestations and the factors that can influence them, in children of 5 the 6 years, in the environment of Infantile Education during the motor activities practical. It was a field research, which had been carried through registered systematic comments in a previously structuralized diary. The study participants were 30 children of 5 and 6 years old pertaining to the Programa de Desenvolvimento da Criança e Adolescente (PRODECAD/UNICAMP). Also registers with cameras in moments of free motor activities and Physical Education lessons had been made, as well semi structuralized interviews with the children responsible ones. It had in the results that joy was the predominant emotional manifestation, as much in the Physical Education lessons as in the moments of free motor activities. In the Physical Education lessons prevailed the observational interpersonal relations and in moments of free motor activities it were joint participation ones. Some factors had influenced in the children emotional manifestations, being most significant: the personal attributes, the experiences out of school environment, the little creation possibility during the lessons and the motor level ability of each one, some times it hindered the child participation in determined activities, raising feelings as the sadness or anger, however when they obtained success, they manifested joy and excitement. It is suggested investigations, analyzing the children moviment quality, its ability level, in institutions that they possess and do not possess Physical Education professionals.