Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A criança e as manifestações lúdicas de rua e suas relações com a educação física escolar

Orientador

Tânia Mara Vieira Sampaio

Autor

Hergos Ritor Froes de Couto

Palavra chave

Lúdico. Criança. Lazer. Rua. Educação física escolar.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

27/02/2008

Nº Downloads

2606

Resumo

A presente pesquisa analisa as manifestações lúdicas de crianças, de ambos os sexos na faixa etária de 10 a 12 anos, nos espaços da rua e da Educação Física Escolar. Para este propósito combinamos pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivo verificar quais são os jogos e brincadeiras mais praticadas nas ruas e se esta vivência lúdica da criança obtida no espaço físico das ruas através dos componentes físico-esportivos do lazer tem relação com as atividades desenvolvidas na Educação Física Escolar da Escola Estadual Profª Maria Célia Falcão Rodrigues, localizada no bairro do Parque Mikail. Este estudo se justifica na área da Educação Física, uma vez que o jogo, na qualidade de uma representação das manifestações lúdicas é um de seus componentes básicos. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida no Sistema de Bibliotecas da UNIMEP, UNICAMP, USP, UNINOVE e UNICID. Na pesquisa de campo, foram realizadas observações e entrevistas norteadas por critério de amostragem do tipo não probabilística, intencional, de representatividade e acessibilidade e saturação de dados. O critério de inclusão das crianças foi de serem de ambos os sexos; estarem na faixa etária de 10 a 12 anos; estarem regularmente matriculadas no ensino fundamental ciclo III - 5ª e 6ª série da Escola Estadual Profª Maria Célia Falcão Rodrigues, localizada no bairro Parque Mikail e que brincassem nas ruas: Francisco Gomes Jordão, Osvaldo Ramos, Justiniano Salvador dos Santos, Bom Jesus, Caranguejo e Estagiário situadas nos bairros do Parque Mikail e Santa Edwiges, na periferia da região norte da cidade de Guarulhos-SP. O estudo constatou que as manifestações lúdicas mais praticadas pelas crianças nas ruas são o futebol, vôlei, esconde-esconde e pega-pega, enquanto na Educação Física Escolar apenas a prática do futebol foi observada. Dessa maneira, as brincadeiras e os jogos nos aspectos de criatividade, liberdade e construção das atividades foram mais explorados na rua do que na escola.

Abstract

The present study verify the joy of the children, from both sex and between the age of 10 to 12 years, on the streets and the Physical Education classes. For these proposal we combine bibliography research and the field research, having as objective verify wich are the games and plays more common at the street and if these activities at the physical space at the streets through the components sports-physical from the play are realted with the activists developed at Physical Education classes that the State School Profa. Maria Célia Falcão Rodrigues, addressed at Mikail. These study justification is physical Education, once that the act of play, on the quality of the manifest of joy are one of it's the basic components. The bibliography research were developed at the library system of UMINEP, UNICAMP, USP, UNINOVE and UNICID. The camp research, were realized observations and questions guided by the criteria of samples, from the type not probabilistic, intentional, of representativeness and accessibility of data and saturation. The criterion for inclusion of children was to be of both sexes, are in the age group of 10 to 12 years, are regularly enrolled in primary school cycle III - 5 th and 6 th series of the State School Prof. Maria Célia Falcão Rodrigues, located in the neighborhood Parque Mikail and that they play at the streets: Francisco Gomes Jordão, Osvaldo Ramos, Justiniano Salvador dos Santos, Bom Jesus, Caranguejo and Estagiário located in neighborhoods of Parque Mikail and Santa Edwiges, in the northern outskirts of the city of Guarulhos-SP. The study found that the demonstrations recreational most practiced by children on the streets are the soccer, volleyball, hide and seek and catch-catch, while in Fitness School only the practice of football was observed. Thus, the tricks and games on aspects of creativity, freedom and construction activities were more exploited on the streets than in school.