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Título

A RELAÇÃO ENTRE PROTESTANTISMO E SOCIEDADE BRASILEIRA NO FINAL DO SÉCULO XIX FRENTE AOS TEMAS DA EDUCAÇÃO E ESCRAVIDÃO

Orientador

ADEMIR GEBARA

Autor

LUIZ CÂNDIDO MARTINS

Palavra chave

PROTESTANTISMO. ESCRAVIDÃO. EDUCAÇÃO. SOCIEDADE BRASILEIRA.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/02/2008

Nº Downloads

777

Resumo

A proposta desta pesquisa foi, tendo como amparo teórico a sociologia de Bourdieu, estudar a relação entre o presbiterianismo, enquanto corrente protestante que se instalou no Brasil na segunda metade do século XIX, e os temas da educação e da escravidão. A partir da teoria dos campos de Bourdieu, procuramos interpretar o movimento presbiteriano enquanto um campo social composto pelo seu capital simbólico e que, dentro de suas pretensões expansionistas, deparou-se com outros campos sociais ricos de capital simbólico já estabelecidos no Brasil. O confronto entre esses campos simbólicos é apresentado levando-se em consideração a capacidade de ambos de imporem seus discursos a partir da lógica da oferta e da demanda. Estão presentes na discussão firmada os papéis da Igreja Católica, da maçonaria, do Império e do partido republicano enquanto campos que de forma circular e dialética se entrecruzaram com o campo protestante. A escolha do tema da educação se deu por força de que foi no campo educacional o espaço onde o presbiterianismo alcançou maior êxito. A escolha do tema da escravidão ocorreu por força de que nesse campo a participação protestante, de forma geral, foi diminuta.

Abstract

The present work propose with the theoretical aid of the Bourdieu’s sociology, to determine the relationship between the Presbyterianism, seen as a protestant tendency settled in Brazil in the second half of the nineteenth century and the themes of education and slavery. From the Bourdieu’s theory of the fields we seek to interpret the Presbyterian movement while a social field composed by its symbolic capital, what, as part of its expansionist intentions, was faced with other fields plains of social symbolic capitals already presents in this country. The confrontation between these two symbolic camps is presented if we take in consideration the capacity of both to impose their speeches from the logic of supply and demand. These speeches are present in the discussion about the established roles of the Catholic Church, Freemasonry, Empire and the Republican party seen as fields what in a circular and dialetics ways move and intercross with the Protestant field . The choice of the theme of education was made by virtue of it has been the educational field the space where the presbyterianism achieved greater success. The choice of the theme of slavery, on the contrary, occurred because it was jus in this field that on the hole it there was the least participation of the Protestant people.