Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

RECONFIGURAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UM ESTUDO DAS MUDANÇAS NO TRABALHO DOCENTE

Orientador

VALDEMAR SGUISSARDI

Autor

REGINA CÉLIA HABIB WIPIESKI PADILHA

Palavra chave

TRABALHO DOCENTE; UNIVERSIDADE; INTELECTUAIS.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/02/2008

Nº Downloads

1445

Resumo

Este estudo enfoca o trabalho docente nas universidades públicas estaduais paranaenses. Percorre-se, inicialmente, a trajetória histórica da docência na universidade buscando explicitar a ação docente inerente aos diferentes modelos de universidade constituídos ao longo do tempo. Dimensiona-se o trabalho docente na universidade como trabalho intelectual e recorre-se a teóricos que sustentem tal posição. Detecta-se o estado do conhecimento nas temáticas trabalho e educação e educação superior. Em seguida, problematiza-se o atual contexto marcado pela reestruturação produtiva e pela reforma de Estado e as transformações pelas quais vem passando a universidade brasileira. A partir daí o estudo volta-se para seu objeto mais específico e discute a implantação do sistema de ensino superior em suas relações com o processo de desenvolvimento econômico e político do Paraná. No sentido de atribuir movimento e dar atualidade à situação docente, recorre-se a dados relativos ao período 1990-2006 obtidos junto ao Censo/INEP, órgãos governamentais, sindicatos e trabalhos acadêmicos, bem como se aproxima do cotidiano docente por meio de entrevistas realizadas com trinta e seis docentes vinculados a três universidades públicas estaduais. Analisa-se as entrevistas feitas com os docentes e discute-se tendências observadas nos dados coletados. Postula-se a constituição de uma nova métrica do tempo e uma nova espacialização no trabalho docente resultante das mudanças político-econômicas, cuja tônica é a gradativa desobrigação do financiamento público e a mercantilização do conhecimento através da privatização de cursos e da inovação tecnológica subordinada. Aborda-se algumas repercussões das condições objetivas sobre as atividades acadêmico-científicas e políticas do corpo de professores como o envolvimento deste com práticas do quase-mercado educacional, a falta de tempo para o trabalho de cunho intelectual e o esvaziamento da política sindical.

Abstract

This study approaches on teachers work at state universities in Parana, Brazil. First of all, it investigates the historical path of teaching in search of making clear their actuation inherent to different models of universities built over the years. The dimension of the teacher work at universities is realized as an intellectual one and in order to support that, theoretical analysis is used. The state of knowledge in work and education, and university education areas is searched. Afterwards, the present context characterized by the reform of the State and by the transformations that the Brazilian University has been experiencing is questioned. From then on the analysis turns to its more specific object and discuss the introduction of the University Education System and its relation to the process of the political and economical development in Parana State. To attribute movement and to update the teacher situation, it is used data relative to the period of 1990-2006 obtained with Censo/ INEP, governmental institutions, teacher’s union and academic papers, as well as it brings closer to the teacher’s everyday life through interviews done with third six professors from three state universities. These interviews are analyzed and the trends observed are discussed. It is suggested a new time metrics and a new spatial condition for the teacher actuation in consequences of the economical and political changes. For which the tone is the gradual no obligation of the government financing investment and the profit orientation of knowledge through the privatization of courses and of the technological innovation underlying. Some repercussions of the objective conditions about the academic-scientific activities and the faculty policies is approached such as its involvement with educational practices quasi commercially oriented, the lack of time for the intellectual work, and the weakening of the trade union movement.