Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A CULTURA NEGRA E O LAZER COMO EXPERIÊNCIA CIDADÃ: PROPOSTA PLURICULTURAL DE DANÇA-ARTE-EDUCAÇÃO

Orientador

TÂNIA MARA VIEIRA SAMPAIO

Autor

ALINE DOS SANTOS

Palavra chave

DANÇA-ARTE-EDUCAÇÃO, HIP HOP, DANÇA DE RUA, LAZER E PEDAGOGIA DO MOVIMENTO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

31/03/2008

Nº Downloads

3717

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a dança poderia integrar o cotidiano de crianças e adolescentes, ressignificando suas práticas e seu "pedaço". O estudo pode contribuir para a área da Educação Física, Artes, Educação e Estudos do Lazer, na medida que busca conhecer e entender esses espaços como uma possibilidade de atuação, a partir das "brechas" que o sistema oferece, no caminho para a implantação de uma nova ordem social, que permite às pessoas a autopromoção, por meio da efetiva participação sociocultural. Enquanto metodologia, a pesquisa caracterizou-se como combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo quase-experimentação e foi desenvolvido com 30 crianças e adolescentes do Centro Cultural e de Educação Infantil Menino Jesus, como forma de oportunizar o contato com o movimento hip hop por meio da proposta de dança-arte-educação. A coleta de dados deu-se por meio de observações participativas, diário de campo e entrevistas coletivas, sendo esta última realizada em três fases, a primeira diagnóstica e as demais realizadas no processo de desenvolvimento das aulas e finalização das vivências. Com a realização do estudo foi possível afirmar que o lazer, desenvolvido por meio das atividades relacionadas ao movimento hip-hop, pode contribuir para a busca da cidadania das crianças e adolescentes. Os resultados apontaram à criação de vínculos entre as crianças e adolescentes e o movimento hip hop, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades e desmistificando os preconceitos existentes para com a cultura afro-brasileira.

Abstract

The present study had as objective to analyze as the dance could integrate daily of children and the adolescents, ressignificando its practical and its "piece". The study may contribute for the areas of Physical Education, artes, education and Studies of Leisure as it tries to know and understand these spaces as a possibility to act from the "creaks" the system offers, in a path for the implementation of a new social order that allows people to exercise self promotion by means of actual sociocultural participation. While methodology, the research was characterized as combination of bibliographical research and research of field of the type almost-experimentation and was developed with 30 children and adolescents of the Cultural Center and Infantile Education Menino Jesus, as form of oportunizar the contact with the movement hip hop by means of the dance-art-education proposal. The collection of data gave by means of participativas comments, daily of field and press conferences, being this last one carried through in three phases, the first disgnostic and excessively carried through in the process of development of the lessons and finishing of the experiences. With the accomplishment of the study it was possible to affirm that the leisure, developed by means of the activities related to the movement hip-hop, can contribute for the search of the citizenship of the children and adolescents. The results had pointed the creation of bonds between the children and adolescents and the movement hip hop, extending its knowledge, its potentialities and demystifying the existing preconceptions stops with the culture afro-Brazilian.