Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A LEITURA E A ESCRITA NA FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Orientador

BRUNO PUCCI

Autor

ANDREA DE ANDRADE MARANGONI

Palavra chave

EITURA E ESCRITA, ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO ESCOLAR, TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/03/2008

Nº Downloads

10786

Resumo

Que condições são criadas para que os alunos tornem-se leitores competentes no Ensino Médio? Essa questão norteia a pesquisa, pois o professor de Língua Portuguesa deve repensar sempre sobre a criação de uma atmosfera que auxilie o surgimento da necessidade de leitura como uma prática constante, despertando o hábito compartilhado. A escola é local de aprendizagem, principalmente, da leitura nos seus dois sentidos: da decifração e a do saber ler de forma elementar. Mas eis a questão: estamos, como educadores, contribuindo para a construção da capacidade e da necessidade leitora na maioria dos nossos alunos? A pesquisa pretende provocar reflexões sobre: o trabalho do professor de língua materna, o desenvolvimento da leitura e da escrita no ensino médio, o desencadeamento de novos comportamentos em relação ao ato de ler e escrever, apresentando algumas experiências que deram certo. A teoria crítica foi essencial, principalmente, os conceitos referentes à indústria cultural, semiformação e a formação escolar. A função educativa, no pensamento de Adorno, veio de encontro a esse momento difícil que vive a escola pública: a busca de sua nova identidade por uma educação que favoreça a auto-reflexão crítica. Num primeiro momento, tento refletir sobre alguns dos obstáculos encontrados pelos educadores nessa nova escola do século XXI, que facilitou o acesso a jovens provenientes de camadas sociais que antes apenas concluíam o ensino fundamental. Num segundo momento, procuro pensar sobre a competência comunicativa que direciona os estudos para uma reflexão sobre o ensino tradicional da língua materna e as novas visões como “a interacionista”, que prioriza a relação entre o aprendiz e o seu interlocutor. Assim, a seguir, temos o seguinte eixo temático: os educadores estão à procura de novos sentidos. Nesse momento Teresa Colomer traz uma grande contribuição, quando associa ao fracasso do estímulo à leitura a rapidez com que as crianças passam pelos estágios de alfabetização. Apresento dois projetos realizados com alunos de uma escola pública, do interior do Estado de São Paulo, que resultaram: na produção coletiva de um texto, a partir da leitura de obras clássicas da literatura brasileira e uma pesquisa de campo que auxiliou a leitura de poemas de autores ultra – românticos. Pensar sobre os resultados positivos alcançados nesses trabalhos abriu caminho para uma breve análise: a expansão da escola pública nos últimos anos, a crise do sistema educacional brasileira, a ausência da qualidade em detrimento à quantidade. Finalmente, há algumas considerações a respeito das avaliações externas que escondem as reais condições das escolas da rede estadual, a fim de que haja uma reflexão sobre as mudanças que devem acontecer em vista de uma clientela que já não é a mesma de anos atrás. O discurso da inclusão não consegue atingir o seu fim. Não é possível falarmos em sociedade igualitária, enquanto jovens não superarem o desafio de terminarem o ensino médio lendo e escrevendo de maneira eficaz.

Abstract

What conditions are created for the students to become successful readers in the secondary education? This issue leads the research. The Portuguese language teacher must always rethink how to create an environment that motivates the necessity of reading as a constant practice, evoking the sharing habit. The school is the place to acquire knowledge, mainly of reading in it’s both senses: deciphering or understanding and to know how to read in an elementary way. However, here is the issue: Are we, as teachers, contributing with the building of the capacity and the reading necessity of most of our students? The research intends to promote reflections about: the teacher’s work in the mother tongue, the development of reading and writing in the secondary education, the unleashing of new behaviors related to the act of reading and writing, presenting some experiences that were successful. The critical theory was essential, mainly the concepts related to cultural industry, semi-formation, and school formation. The teaching function, in Adorno’s view, has come at hand in this difficult moment for public school: the research for it’s new identity, for an education that favors the critical self-reflection. First, I try to reflect in some of the obstacles found by teachers in this new school of the 21 century that has made it easier to the young people of social levels that in the past used to be able to only finish elementary school. Second, I try to think about the communication competence that leads the study to a reflection in the traditional teaching of the mother tongue and the new views as “interactionist”, that prioritize the relation between the learner and it’s tutor. After, we have the following theme: the teachers are in search of new senses. At this moment Teresa Colomer brings a great contribution, when associates the failure with the encouragement towards reading and the rapidity that the children go through the literacy stages. I present two projects that were done with students of public school in the countryside of São Paulo that has enabled the writing of a collective text through the reading of classical masterpieces of Brazilian literature and a field research that has aided the reading of poems of extreme romantic authors. The positive results achieved in these works have leaded to a brief analysis: the expansion of public school on the last years, the Brazilian educational system crises and the lack of quality due to quantity. Finally, discusses the external evaluations that hide the real conditions of the State school. There is a reflection in the changes that must happen, since the students are not the same as they used to be some years ago. The inclusion speech can’t achieve its aim. It’s not possible to talk about an equal society while young people can’t overcome the challenge of finishing the secondary education reading and writing effectively.