Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A EDUCAÇÃO METODISTA SOB A ÉGIDE DO EDUCAR E EVANGELIZAR

Orientador

ELIAS BOAVENTURA

Autor

ISMAEL FORTE VALENTIM

Palavra chave

HISTÓRIA, METODISTA, MISSÃO, EDUCAÇÃO, EVANGELIZAÇÃO

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/03/2008

Nº Downloads

2239

Resumo

Nossa pesquisa visa observar o comportamento do binômio educar e evangelizar ao longo de um século (1881 a 1982). Lançamos mão de fontes primárias como o órgão de comunicação oficial da Igreja Metodista, o Expositor Cristão, relatórios dos secretários executivos de educação cristã apresentados nas Conferências e depois nos Concílios Gerais, nos documentos aprovados por este último órgão máximo de decisões da denominação. Por meio de uma revisão bibliográfica, tanto dos teólogos e historiadores do metodismo, como de pesquisadores da história da educação no Brasil, procuramos observar durante o período definido as tensões e contradições presentes no binômio educar e evangelizar (fio condutor da pesquisa). À medida que a Igreja Metodista busca sua identidade enquanto igreja brasileira, estabelece seus planos e diretrizes, bem como os conceitos de missão, nos quais se destacam a educação e a evangelização. Na aprovação do Plano para a Vida e Missão da denominação e as suas Diretrizes para a Educação (1982), a Igreja consolida sua identidade e define seus fundamentos teóricos e metodológicos para a missão. Evidencia-se a contradição entre o discurso dos educadores metodistas identificados na pesquisa, bem como nos documentos acima mencionados, com as exigências que uma organização privada tem numa sociedade capitalista.

Abstract

This survey aims to visualise the development of two concepts of educating and evangelising along one century - 1881-1982. As primary sources are used the official communication organ of the Methodist Church and the Christian Exposer, the reports of the executive Secretaries of the christian education, introduced in the Conferences and after those in the General Concils, in the Documents, validated later by this, the highest agency of the decisions of the denomination. Through bibliography revision of Theologists and of Historians of the Methodism, as well as of two History researchers of Education in Brazil, it is tried to observe, during this definite period the present tensions and contradictions in the binomial to educate/to evangelise (conducting file of this research). While the Methodist Church searches her identity as brasilian Church, it seatles its planes and directories, as well as the missions concepts, among them education and evangelisation. Approving the "Plane for life and Mission" of its denomination units: (Guides for Educacion), the church consolidates its identity and defines its theoretical bases for the mission. The contradicions between the discourses of methodist educators and the claims of a private organization in a capitalist society are presented.