Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANÁLISE COMPARATIVA DA APTIDÃO FÍSICA DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO E NO FINAL DO CURSO

Orientador

MARCELO DE CASTRO CESAR

Autor

RAFAEL FARIA CORRÊA

Palavra chave

APTIDÃO FÍSICA, COMPOSIÇÃO CORPORAL, EXERCÍCIO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

22/08/2008

Nº Downloads

2020

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a aptidão física relacionada à saúde em graduandos em Educação Física dos sexos masculino e feminino da Universidade Metodista de Piracicaba, no início e no final do curso. Participaram 49 graduandos (19 homens e 30 mulheres) que foram agrupados de acordo com o sexo e submetidos, no 1º e no 7º semestre do curso, ao seguinte protocolo: antropometria (peso, índice de massa corporal, percentual de gordura, gordura corporal e massa magra), flexibilidade (teste de sentar-e-alcançar), resistência muscular (flexões de braços e de contrações abdominais) e consumo máximo de oxigênio (teste de vai-e-vem de 15 metros). Para testar a normalidade foi utilizado o teste de Shapiro-Wilks, para comparação das variáveis (no 1º e no 7º semestre) foi realizado o teste t para dados pareados ou o teste de Wilcoxon. Os resultados dos alunos indicaram diferença no peso, índice de massa corporal e flexões de braços, os resultados das alunas indicaram diferença no peso e massa magra, não ocorrendo diferenças significativas nas outras variáveis. Os alunos apresentaram em média sobrepeso e percentual de gordura acima do recomendado e as alunas estavam eutróficas e com percentual de gordura dentro do recomendado. Em todos os testes de esforço físico os voluntários apresentaram a classificação entre regular e bom. Pode-se considerar que, com a única exceção do excesso de gordura corporal dos alunos, a média dos voluntários revelou aptidão física adequados para o sexo e a faixa etária.

Abstract

The aim of this study was to analyze the health-related physical fitness males and females Physical Education students of Methodist University of Piracicaba, in the start and at the end of the course. Participated 49 voluntaries (19 mens and 30 womens) separated in males and females that were submitted, in the 1st and 7th semester of the course, to the following protocol: anthropometry (weight, body mass index, percent body fat, lean mass and body fat), flexibility (sit and reach test), resistance (arm flexions and abdominal contraction tests) and maximal oxygen uptake (multi-stage shuttle test). To test the normality was used the Shapiro-Wilks test, and it was realized a paired t-test or a Wilcoxon test to compare the variables in the 1st and the 7th semester. The males had difference in weight, body mass index and arm flexions, and the females had difference in weight and lean mass, without significance differences in the other variables. The average of the males had overweight and excess of fat, and the females were eutrofic and the percent body fat was fit. In the all performance tests of the voluntaries were regular or good. It can be concluded that, except the excess of the fat in the males, the average of the voluntaries had a physical fitness appropriate for the sex and age of the population investigated.