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Título

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO NA DOCÊNCIA EM TURISMO: UMA VIAGEM PELA ROTA DOS SENTIDOS

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

PATRICIA ZACZUK BASSINELLO

Palavra chave

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO, DOCENTE DO ENSINO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/08/2008

Nº Downloads

1395

Resumo

Nesta viagem, a preocupação se constituiu em compreender quais os sentidos atribuídos pelos docentes nas relações/articulações entre produção do conhecimento e formação do turismólogo. Conduzida pelos princípios da abordagem histórico-cultural, que assume o social como constitutivo do desenvolvimento humano e da linguagem, que redireciona seu olhar nas práticas discursivas como práticas significativas em que são produzidos e reproduzidos os signos que constituem os indivíduos e que permite a apreensão dos sentidos que se configuram na circulação das idéias. Um breve panorama histórico e evolutivo do turismo como atividade e como área de conhecimento é apresentado e uma rica discussão de como o ensino superior em Turismo e os processos de formação e desenvolvimento profissional docente do professor universitário foram se inserindo e se reconfigurando no cenário da concepção de educação universitária preponderante historicamente no país. Somado a isso, algumas questões essenciais do Turismo a partir do cenário atual também foram tecidas neste texto. Como procedimento metodológico, ancorado na aplicação de entrevista semiestruturada, foram entrevistados seis professores de um curso superior em Turismo, de uma instituição do interior do estado de São Paulo, que é uma das pioneiras e tradicionais no ensino superior em Turismo. A escolha dos docentes foi determinada a partir do que a própria pesquisa se propõe a responder logo, professores que tenham apresentado em seu percurso acadêmico algum tipo de produção científica no campo do Turismo, que tivessem repercussão no meio acadêmico e de relevância para a área. O roteiro de entrevista aborda questões relacionadas à docência em turismo, procurando se ater às relações desses professores com o turismo; como aproximam sua disciplina com a produção do conhecimento no campo de turismo e na formação do turismólogo; como eles têm visto esta produção e como ela vem sendo desenvolvida por eles; dentre outras. Por fim, no processo de construção das análises, identificamos que no movimento dos discursos, os sentidos se mostraram em permanente construção, por vezes convergentes, por vezes ambígüos nas relações emergidas entre a produção do conhecimento e a formação do turismólogo, o que configura instabilidades e conseqüentemente, múltiplos cenários. Embora algumas iniciativas de rompimento com as abordagens positivistas estejam sendo desafios trabalhados por alguns docentes, essas marcas da formação são re-significadas por eles num processo de formação contínua e permanente. superior, produção de sentidos.

Abstract

In this trip, the main concern was based on the comprehension of the senses attributed by professors to the relationships/articulations between the knowledge production and the Tourism professional formation.It was conducted through the principles of the historical-cultural approach, which assumes both the social environment as the human development constitutive, and the language that redirect its focus on the discursive practices such as significant ones, where signs that constitute people are produced and reproduced. It also allows the apprehension of senses translated to the circulation of ideas. A brief historic and evolutionary panorama of Tourism as activity and knowledge area was presented besides a rich discussion about how the college Tourism teaching method and the docent professional formation and development of the University professor were inserted and reconfigured at the conception scenery of the University education historically prevalent in the country. Besides that, some essential questions of Tourism formulated from the present situation were also worked on this text. The methodology was anchored at the semi-structured interview application with six professors from Tourism superior course of an institution located at Sao Paulo State countryside, which is one of the pioneers and traditional superior Tourism teaching colleges. The docents’ choice was determined from what research has been proponed to answer, it means, those professors who have presented in their academic historic, some kind of scientific production on Tourism field with repercussion at the scientific society and relevance to the area. The interview questionnaire contained questions related to Tourism teaching, being linked to the relationships between professors and Tourism; to the way they approximate their subject to the Tourism knowledge production and to the Tourism professional formation; to their concern about this knowledge production and its development and so on. Finally, at the process of analyses, it was identified that in the movement of the speeches, the senses showed to be in constant building, sometimes convergent, and some other times ambiguous at the relationships emerged from the knowledge production and the Tourism professional formation, what configures instabilities and, consequently, multiple sceneries. Although some initiative actions of breaking the positivist approaches, which go through the education models and the docent practices, are being the challenges worked by the professors, these characteristics of formation are re-meant by them through a continuous and permanent formation process.