Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE FEMINILIDADE E MASCULINIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

VILMA CANAZART DOS SANTOS

Palavra chave

PRODUÇÃO DE SENTIDOS. FEMINILIDADE E MASCULINIDADE. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/08/2008

Nº Downloads

3501

Resumo

Nesta pesquisa foram analisados os sentidos e significados de feminilidade e masculinidade produzidos em relações sociais vividas em aulas de Educação Física. Para isso, os referenciais teóricos adotados estão ligados à perspectiva históricocultural e à concepção enunciativo-discursiva. Esses referenciais se fazem necessários e pertinentes, uma vez que Lev Vigotski e Mikhail Bakhtin compartilham de idéias como a importância do outro e da cultura na constituição da subjetividade; a orientação social da linguagem e dos discursos; a produção da polissemia no contexto interlocutivo; e a interdependência entre pensamento e linguagem e sua natureza histórico-cultural. Acompanhamos, durante quatro semanas, as aulas de dois professores, sendo uma do sexo feminino e outro do sexo masculino, em duas escolas de médio porte situadas em regiões periféricas da cidade de Sumaré. Os/as alunos/as das 5as séries - uma sala por escola - também constituíram o universo da pesquisa, perfazendo um total de 69 alunos/as, sendo 30 meninas e 39 meninos, com a média das idades igual a 13 anos. Utilizamos as observações diretas das aulas de Educação Física, buscando focalizar a tríade professor/a, aluno/a e atividades, bem como as relações intersubjetivas, isto é, as interações estabelecidas entre os/as atores/atrizes sociais, privilegiando a dimensão dialógica. Durante as observações acabaram ocorrendo conversas com o professor e com os/as alunos/as. Como forma de registro, foi utilizada a videogravação e o diário de campo. As leituras dos episódios, transcritos e recortados, aliadas à interlocução com a bibliografia sobre o tema feminilidade e masculinidade, Educação Física e o referencial teórico adotado, possibilitaram a construção, durante a análise, de quatro eixos temáticos: indícios de sentidos de feminilidade e de masculinidade socialmente construídos e culturalmente transmitidos; dinâmica das produções de sentidos, interações e tensões em aulas de Educação Física; mediação do/a professor/a; e o diálogo que a pesquisadora promoveu com os/as alunos/as. Foi possível identificar que muitas falas de alunas, alunos, professor e professora trazem fortes indícios da internalização de valores e discursos, social e culturalmente construídos, que participam da institucionalização de certas normas, práticas e prioridades para cada gênero, sem, contudo, serem necessariamente percebidos. Maneiras de ser, de se comportar, de realizar práticas corporais, bem como padrões estabelecidos para um ou para outro sexo, balizam sentidos e significados de feminilidade e masculinidade, que articulam passado e presente através de novos discursos e de novas maneiras de significar. Esses sentidos manifestam-se transitórios e, ao mesmo tempo, permanentes, porque já estão gravados em nossa memória, assumindo, contudo, formas sempre reinventadas.

Abstract

In this research we examined the senses and meanings of masculinity and femininity produced in social relations lived in lessons of Physical Education. For this, the theoretical adopted benchmarks are linked to the historical and cultural perspective and design enunciative-discursive. These references are made necessary and appropriate, since Lev Vygotsky and Mikhail Bakhtin share ideas as the importance of culture and the other in the constitution of subjectivity, the social orientation of language and discourse, the production of polysemy in the interlocutive context; and the interdependence between language and thought and its historical and cultural nature. We followed, for four weeks, the lessons of two teachers, one female and one male, in two mid-size schools located in remote areas of the city of Sumaré. The 5th grades students- a room for school - also formed the universe of search, a total of 69 students, being 30 girls and 39 boys, with the average age equal to 13 years. We use the direct observations of the lessons of Physical Education, seeking focus the triad teacher, student and activities, and the inter relations, that is, the interactions between the set / the actors / actresses social, focusing on dialogical dimension. During remarks came occurring conversations with the teacher and with the students. As a record was used to video and diary of field. The readings of the episodes, transcripts and cut, coupled with the communication with the literature on the subject femininity and masculinity, Physical Education and theoretical reference adopted, enabled the construction during the review, four main thematic areas: evidence of the senses of femininity and masculinity socially constructed and culturally transmitted; dynamics of production of senses, interactions and tensions in lessons of Physical Education; mediation of the teacher; and the dialogue that promoted researcher with the students. It was possible to identify that many words of students, pupils, teachers and teacher bring strong evidence of the internalization of values and speeches, socially and culturally constructed, involved the institutionalization of certain standards, practices and priorities for each gender, without, however, not necessarily perceived. Ways to be, to behave, to conduct body practices and standards established for one or other sex meten senses and meanings of masculinity and femininity, which articulate past and present through new words and new ways to mean. These senses spoke up transient and at the same time, permanent, because already recorded in our memory, assuming, however, always reinvented forms.