Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ANÁLISE DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E ENRIQUECIMENTO CURRICULAR - PRODEC - EM ALGUMAS ESCOLAS DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO

Orientador

CLEITON DE OLIVEIRA

Autor

BELKIS CAVALHEIRO FURTADO

Palavra chave

PAIE; PRODEC; ESCOLA-SAGARANA; EDUCAÇÃO MINEIRA.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/09/2008

Nº Downloads

1426

Resumo

O presente trabalho teve como ponto de partida o programa que foi proposto no Estado de Minas Gerais na década de 1990 e que buscou a melhoria da qualidade da educação, além de procurar promover a eqüidade e beneficiar as escolas que possuíam alto índice de evasão e repetência através de inovações educacionais. Este Programa foi denominado de Programa de Apoio a Inovações Escolares no Governo de Eduardo Azeredo (1995/1998) e teve continuidade no Governo de Itamar Franco (1999/2002) com a denominação de Programa de Apoio a Inovações Educacionais. A análise valeu-se de uma pesquisa bibliográfica e documental para examinar como foi implantado o Projeto de Desenvolvimento e Enriquecimento Curricular (PRODEC), parte integrante do Programa de Apoio a Inovações Educacionais (PAIE), bem como o que foi considerado Inovação Educacional para essa Proposta. A investigação partiu da análise dos seguintes acontecimentos para a construção do primeiro capítulo: reestruturação da educação, a partir da década de 1990, com a valorização de determinados conceitos na área educacional; a participação do Brasil na Conferência Mundial Sobre a Educação Para Todos; o acordo firmado entre o Estado de Minas Gerais e o Banco Mundial; apresentação do Programa de Apoio a Inovações Escolares e o Projeto de Desenvolvimento e Enriquecimento Curricular; movimento que deu origem ao I Fórum Mineiro de Educação; procura pelo resgate da mineiridade, da coesão social e da priorização dos programas de assistência às populações mais pobres com o lançamento da Proposta da "Escola Sagarana"; a realização do II Fórum Mineiro de Educação. No segundo capítulo, examinou-se o conceito de inovação educacional a partir da literatura pertinente e, em seguida, fez-se a apresentação das quatro características básicas do PRODEC - quanto à inovação curricular, quanto à adequação curricular, quanto à participação coletiva, quanto à abordagem de uma prioridade. No terceiro capítulo, analisaram-se os documentos integrantes da constituição de 11 PRODECs selecionados pela Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, identificando o que foi considerado como inovação educacional quanto aos seguintes aspectos: Objetivo Geral, Objetivo Específico, Problema Pedagógico Prioritário, Ações, Tarefas, Distribuição de Responsabilidades, Existência de Capacitadores Externos à Escola, Duração do PRODEC e Plano de Avaliação. A pesquisa indicou que, através da Proposta do PAIE e da elaboração do PRODEC, as escolas analisadas não conseguiram ir além do estabelecido, pois não romperam com as práticas tradicionais que já estavam sendo realizadas.

Abstract

This work took as its starting point the program which was proposed in the state of Minas Gerais in the decade each of 1990 and which sought to improve the quality of education, to promote the equity and enjoy the schools that have am loud index of avoidance and again renewed throughs of innovation is educational. This program was called the Program of Support for Innovation School is in the government of Eduardo Azeredo (1995/1998) and was continued in the government of Itamar Franco (1999/2002) with the name Of the Program of Support for Innovation Educational. Then lysis, he took advantage of a search bibliogr and documentary is to examine how the project was implemented for Development and Enrichment Curriculum (PRODEC), part of the Program of Support for Innovations Educational (PAIE) and the that was considered innovative the Education for this proposal. The research the left of an analysis of the following events for the building the first cap chapter: restructure the education the from the each of 1990, with value the some of the concepts educational area; to participate Brazil in the Conference incidence World about Edu For All, the agreement between the State of Minas Gerais and the World Bank; presents the Support Program the Inovas School and the Project Development and Enrichment Curriculum; movement that led to the if rum mining of education; ransom demand by the mining of cohesion the social and prioritizes the programs to assist reneweds population is poorer with the lan budget of the proposal School Sagarana; the place the F II rum Mining of Education Others In the second chapter examines the concept of innovation from the educational literature relevant, then it was the shows the character of the four basic characteristicas of PRODEC how much innovation the curriculum, how much right the curriculum, how much participates the collective, how much approach of a priority. In the third chapter we analyzed the documents to be members of is PRODECs the of 11 selected by the Superintending Renewed Regional Education of Juiz de Fora, identifying what was considered innovative the education for the following: Target General, special objects am, Pedag Problem Label priority River, Actions, Tasks, Delivers of the responsibilities, Exist Incidence of empowering Foreign School, Duration the PRODEC and Plan Evaluates Others the survey showed that through proposal of the PAIE and prepare the PRODEC, schools analyzed didn’t get to go to from the set, because they didn’t break up with the traditional practices which already were being held.