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Título

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: A EXPERIÊNCIA DA REDE...

Orientador

VALÉRIA RUEDA ELIAS SPERS

Autor

ANA PAULA DÁRIO ZOCCA

Palavra chave

REDES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL; RESPONSABILIDADE SOCIAL...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

18/12/2008

Nº Downloads

1832

Resumo

O estudo tem como tema realizar a análise dos resultados da implantação de uma metodologia voltada para a responsabilidade social empresarial no contexto de pequenas e médias empresas, a partir da experiência de trabalho em rede do programa Tear - Tecendo redes sustentáveis. A metodologia foi desenvolvida pelo Instituto Ethos em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e grandes empresas de diversos setores. A questão que este estudo pretende esclarecer é quais são os resultados efetivos que a introdução de princípios de responsabilidade social empresarial pode proporcionar para as pequenas e médias empresas. O objetivo geral é analisar a metodologia proposta pelo programa Tear, para o desenvolvimento da responsabilidade social empresarial nas pequenas e médias empresas participantes e verificar sua implantação e resultados na prática empresarial. Os objetivos específicos são: (1) descrever as metodologias e mecanismos de funcionamento do trabalho em rede do programa Tear; (2) examinar a aplicação da metodologia na realidade de uma das empresas pertencentes ao Tear; (3) verificar as práticas de responsabilidade social empresarial implantadas a partir do programa Tear; (4) identificar as mudanças que as práticas de responsabilidade social empresarial proporcionaram para as empresas e (5) analisar os resultados que as empresas conseguiram obter a partir da participação no programa Tear. Na realização da pesquisa de campo utilizou-se a abordagem qualitativa estruturada por múltiplas etapas: estudo exploratório, para identificar as percepções e resultados para as 15 empresas participantes; estudo descritivo, da metodologia do programa Tear e estudo de caso de uma das pequenas empresas do ramo de transporte rodoviário de cargas, para verificar a aplicação da metodologia Tear na prática empresarial. As análises revelam que programa pode proporcionar resultados tangíveis e intangíveis a curto e longo prazo. Tais resultados dependerão do direcionamento das ações e são potencializados quando a empresa consegue alinhar a RSE à estratégia dos negócios. Porém, as empresas precisam enfrentar várias limitações decorrentes da postura interna, do cliente e da metodologia, para transformarem os conceitos aprendidos na rede, em prática. A rede revelou-se um poderoso instrumento para troca de experiências e disseminar o conhecimento entre as empresas e mostrou-se mais eficaz para estimular a quantidade de ações do que a qualidade expressa em resultados efetivos para as empresas. Porém, foi possível constatar que a rede proporcionou benefícios intangíveis para os participantes, como a melhor resolução de conflitos pelo estreitamento das relações comerciais e outros resultados que dependem da interpretação subjetiva de cada participante e por isso são mais difíceis de serem identificados e constituem-se numa limitação do estudo.

Abstract

The study is addressing conducting an analysis of a focused approach to corporate social responsibility in the context of small and medium enterprises from the experience of working in a network of the Tear- making sustainable networks. The methodology was developed by the Ethos Institute in partnership with the Inter-American Development Bank and major companies from various sectors of Brazilian economy. The question that this study is aimed at clarifying what are the real results that the introduction of principles of corporate social responsibility can provide for small and medium enterprises.The general aim is to identify the methodology proposed by the Tear, for the development of corporate social responsibility in small and medium enterprises participants and examine their deployment and business results in practice.The specific objectives are: (1) describe the methods and mechanisms of functioning of networking of the Tear, (2) examine the application of the methodology actually one of the companies belonging to the Tear, (3) monitor the practices of social responsibility Enterprise deployed from the program Tear, (4) identify the changes that the practices of corporate social responsibility provided for companies and (5) analyze the results that companies can obtain from participation in the Tear.In carrying out field research using the qualitative approach structured by multiple methods: an exploratory study to identify the perceptions and results for the 15 participating companies; descriptive study of the methodology of the Tear and a case study of small businesses in industry and road transport of cargo to verify the application of the methodology Tear in business practice.The analysis shows that program can provide tangible and intangible results in the short and long term. These results will depend on the direction of the stock and are enhanced when the company can align CSR to the business strategy. However, companies need to face several constraints imposed by the internal attitude of the client and the methodology to transform the concepts learned in the net in practice.The network has proved a powerful tool to exchange experiences and disseminate knowledge between business and proved to be more effective in stimulating the number of shares that the quality of the results expressed in effective for businesses. However, it was possible to see that the network provided intangible benefits to participants as the best resolution of conflicts by closer trade relations and other results that depend on the subjective interpretation of each participant and therefore are more difficult to be identified and are themselves a limitation of the study.