Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

À ESCOLA COM ALEGRIA: A IMPORTÂNCIA DA INCORPORAÇÃO DO COMPONENTE LÚDICO NO COTIDIANO DA ESCOLA

Orientador

NELSON CARVALHO MARCELLINO

Autor

IVAN ANTÔNIO DE FREITAS

Palavra chave

LÚDICO, EDUCAÇÃO, ESCOLA, LAZER, EDUCAÇÃO FÍSICA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2004

Nº Downloads

10073

Resumo

Este trabalho versa sobre a importância das atividades lúdicas, manifestadas no lazer, e sua relação com a educação, analisando a necessidade da sua incorporação no cotidiano da Escola, tendo em vista o grande auxílio que podem oferecer ao processo de ensino aprendizagem face ao atual estágio da educação nacional e dos seus resultados. A pesquisa é bibliográfica, a partir de levantamento inicial efetuado no Sistema de Bibliotecas da UNIMEP. O texto não defende o hedonismo puro e simples, nem a falta de autoridade institucional ou a perda do controle docente, pois parte do pressuposto da "seriedade" da brincadeira e dos jogos adotados pelas mais diversas disciplinas curriculares. Enfatiza a importância da educação com alegria e com felicidade, para a eficiência a partir da espontaneidade, gerando a satisfação dos alunos em aprender, participar, cooperar e interagir, em função do melhor aproveitamento do momento em que vivem, do "aqui e agora", enquanto "preparam" o futuro. Defendo que todo o processo educacional brasileiro, a partir dos professores e das instituições de ensino, merece e precisa de urgente revisão, e coloco como opção para contribuir nesse esforço de mudança a disciplina Educação Física e seus profissionais que, por características históricas, tratam dos jogos e brincadeiras associadas à educação (e também à instrução), sem a pretensão de querer acreditar na supremacia deste componente curricular ou de outro qualquer, sobre os demais que compõem o quadro da Escola. A dissertação é dividida em três capítulos interrelacionados: No primeiro - "Componente Lúdico da Cultura" -, o lúdico é analisado não de forma isolada, mas como integrante da cultura considerada do ponto de vista antropológico, em suas várias manifestações: jogo, brinquedo, etc.; No segundo - "O Cotidiano da Escola" - a instituição é analisada por dentro, no seu estágio atual, com relação às atividades lúdicas; No terceiro - "A Importância da Incorporação do Componente Lúdico da Cultura no Cotidiano da Escola" -, são feitas relações entre os dois primeiros tópicos, com propostas educacionais alternativas, de modo a incorporar a alegria na Escola.

Abstract

This work turns on the importance of the amusing activities, expressed in leisure, and its relationship with the education, analyzing the necessity of its incorporation in the daily of the school, having in mind the great aid that they can offer to the process of teaching and learning, in view to the current apprenticeship of the national education and its results. The research is bibliographic as, starting from initial rising, made in the system of libraries of UNIMEP. The text doesn't advocate the pure and simple hedonism, or the lack of institutional authority, or the loss of the educational control, because it begins from the early supposed "solidity" of playings and games adopted by the most several curricular disciplines. It emphasizes the importance of the education with happiness and rejoice, for the efficiency which comes from the spontaneity and generates the satisfaction of students when learning, participating, cooperating and interacting, in terms of the best utilization of the moment in which they line, their "here and now" which they are "preparing" the future. I defend that the whole Brazilian education process, since the teachers and teaching institutions, has deserved and needs imperative review, and I safeguard as an option to contribute to that effort to change, the Physical Education discipline and its professionals who, for historical characteristics, deal with games and plays associated to education (and to instruction, too), without aspiration of wanting to believe in the supremacy of this curricular component or of any other one upon all the others which compose the grating curricular. This dissertation is divides in three chapters interrelated: "- the amusement is not analyzed in an isolated way, but as a constituent in culture of anthropological point of view, in its several manifestations: play, game, etc; in the second one "- the daily of the school" - the institution is analyzed in side, in its contemporaneous stage, related to amusing activities; in the third one "- the importance of incorporating of amusing component of culture in the daily of the school" - relations between the two first topics are done having in mind alternative educational purposes, objecting to incorporate the happiness in school.