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Título

A complexidade da formação de professores: o caso da educação física e desporto em Moçambique

Orientador

Wagner Wey Moreira

Autor

Ângelo José Muria

Palavra chave

Formação de professores. Educação física e desporto. Formação fragmentada. Teoria da complexidade. Desporto plural.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

4476

Resumo

A tese estuda a complexidade e a fragmentação da formação de professores.O tema de estudo é “A complexidade da formação de professores. O caso da Educação Física e Desporto (EFD) em Moçambique”. O objectivo geral é reflectir sobre a formação do professor de EFD atendendo à complexidade da formação profissional. A tese usou um quadro teórico multidisciplinar em que nos debruçamos sobre teorias da formação de professores, teorias sobre interdisciplinaridade e complexidade e estudos sobre a formação em EFD. Optamos por uma metodologia de pesquisa qualitativa efectuando um estudo de caso na Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto (FCEFD). Os resultados da pesquisa revelaram que: (i) há a necessidade de entender a formação actuando num desporto plural como uma acção complexa no âmbito da educação; (ii) os movimentos contra o saber disciplinar fragmentado não devem ser vistos como anti-disciplina, mas como a religação dos saberes através da transdisciplinaridade por ela estabelecer ponte nos dois sentidos entre o “saber ser”, o “saber fazer”, o “saber estar” e o “saber viver junto”; (iii) a formação na FCEFD assenta actualmente a sua matriz no modelo tradicional no seu enfoque academicista; (iv) compreendendo que a formação de professores na FCEFD constitui-se num campo do saber plural, como é o desporto, deve exigir uma abordagem complexa sustentada pela visão transdisciplinar da formação. Constitui o maior desafio desta tese apontar para a mudança de atitude de uma formação disciplinar e fragmentada para uma formação transdisciplinar na matriz do pensamento complexo e submete para discussão futura a identidade do professor de EF que origine a partir do domínio científico do qual provem o seu conhecimento.

Abstract

The thesis studies the complexity and fragmentation of teacher training. The study theme is “The complexity of teacher training: The case of Physical Education and Sport (PES) in Mozambique”. The overall objective of the thesis is to reflect on the formation of a PES teacher given the complexity of professional training. The thesis used a multidisciplinary theoretical framework in which the theories of teacher training, the theories of interdisciplinarity and complexity, and studies about teacher training in Physical Education and Sport are discussed. We opt for a qualitative research methodology by performing a case study at the Faculty of Sciences of Physical Education and Sport (FSPES). The results revealed that: (i) there is the need to understand teacher training acting on a multi-faceted sport as a complex action in the framework of education; (ii) movements against the fragmented knowledge areas should not be seen as anti-discipline, but as the linking of knowledge through transdisciplinarity as it establishes a two-way bridge between the “how to be”, the “how to do”, and the “how to co-exist”; (iii) teacher training at FSPES currently bases its headquarters in the traditional model of its pedantic approach; (iv) given that teacher training at FSPES consists of an interdisciplinary field of knowledge, as it is in sport, it requires a complex approach. The major challenge of this thesis consists of changing the attitude from a disciplinary and fragmented teacher training to a transdisciplinary teacher training with a complex thinking matrix, and of submitting, for a future discussion, the identity of a physical education teacher who emerges from the scientific domain which proves his knowledge.