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Título

O ESPORTE ADAPTADO E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Orientador

MARIA CECÍLIA CARARETO FERREIRA

Autor

SÔNIA MARIA RIBEIRO

Palavra chave

EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE ADAPTADO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

71233

Resumo

Diante as novas expectativas que estão sendo direcionada a educação física e aos profissionais que atuam na escola mediante o processo de inclusão de alunos com deficiências no ensino regular, identifica-se que a participação destes alunos nas aulas de educação física tem gerado discussões e divergências entre docentes, sendo o despreparo ou a não qualificação no atendimento de alunos com deficiência, um argumento recorrente para justificar o pouco avanço com que este vem ocorrendo. Considerando a relevância da educação física escolar no contexto da educação inclusiva desenvolveu-se este estudo com o objetivo de analisar o desenvolvimento do esporte adaptado como conteúdo curricular da disciplina educação física, junto a professores do estado de Santa Catarina, em instituições de ensino regular, em séries do ensino fundamental e médio cujo o conteúdo volta-se ao ensino do esporte, a fim de identificar o modo como o professor realiza suas intervenções com vistas à educação inclusiva. Tendo como referência a abordagem sócio-histórica no processo de formação do professor, este estudo baseia-se em uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento de pesquisa questionário, observação de aula, com registro de imagens e diário de campo, e entrevistas junto a 04 professores de diferentes regiões do estado de Santa Catarina. Os resultados encontrados indicam que a condução de práticas esportivas adaptadas, como conteúdo que possibilita a participação de alunos com diferentes níveis de comprometimento em turmas inclusivas, tem sido pouco explorado pelos professores. Como parâmetro para compreensão deste dado, encontramos na formação do professor, baseada numa preparação a partir da racionalidade técnica um fator que impede o professor de utilizar novos conhecimentos, somando-se a este uma prática do esporte que se detém numa intervenção de rendimento e competitividade. Diante dos resultados obtidos pode-se inferir que enquanto houver uma rigidez na forma como o conteúdo curricular é trabalhado, com módulos que contemplam apenas modalidades do esporte convencional, como voleibol, basquetebol, handebol, futebol entre outras, a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física continuará ocorrendo de modo lendo, oportunizando uma prática esportiva escolar para aqueles que possuem baixos níveis de comprometimento, enquanto que aqueles que possuem um grau mais elevado de comprometimento não terão a oportunidade de vivenciar as experiências que somente a prática do esporte poderia proporcionar.

Abstract

Given the recent expectations regarding physical education, there has been muchdiscussion and divergence of opinion about the inclusion process of deficient studentsin regular school. A common argument to justify the slow progress of this process isthat professionals are unprepared and not qualified to care for deficient students.Considering the physical education relevance in the context of inclusive education, theaim of this study was to evaluate the adapted sport development as a curriculumcontent of physical education discipline. The study was performed with teachers of thestate of Santa Catarina in elementary and secondary schools whose content regardssports teaching, in order to identify the ways teachers work aiming inclusive education.Having as a reference the socio-historical approach in the teacher training process, thisstudy was based in a field research that used questionnaire, classroom observationwith image registration and field diary and interviews with 4 teachers of different placesof the state of Santa Catarina. Results indicated that teachers have not been exploringadapted sports as a content that allows the participation of students with differentcompromising levels in inclusive classes. This data can be understood when we realizethat teacher training process is based on a preparation that emphasizes technicalrationality, which prevents the teacher to use new knowledge, along with a sportpractice restricted to a policy of competence and competitiveness. Given the obtainedresults we can conclude that as long as the curriculum content is strictly applied,including only conventional sports such as volleyball, basketball, handball, football etc.,the inclusion of deficient students in physical education classes will continue occurringin a slow way. This means that the ones who have low compromising levels will be ableto practice sports at school while the opportunity to have the experiences that onlysports practice can promote will not be given to the ones who have high compromisinglevels.