Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE LACTENTES FREQUENTADORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientador

DENISE CASTILHO CABRERA SANTOS

Autor

CAROLINA TARCINALLI SOUZA

Palavra chave

LACTENTE, CRECHES, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ATIVIDADE MOTORA.

Grupo CNPQ


Programa

MS - FISIOTERAPIA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

1653

Resumo

Objetivo: analisar o desempenho motor global e em habilidades motoras axiais e apendiculares de lactentes que frequentavam, em tempo integral, duas Escolas Municipais de Educação Infantil na cidade de Piracicaba (SP). Métodos: Estudo longitudinal no qual participaram 30 lactentes avaliados aos 12 0,61 meses de idade (1aavaliação) e aos 17 0,33 meses (2aavaliação). Utilizada a Escala Motora das Bayley Scales of Infant and Toddler Development-III, a qual possibilita análise do desempenho motor global, apendicular e axial e discrepância entre esses. Resultados: Os resultados mostraram desempenho motor axial inferior ao apendicular aos 12 e aos 17 meses de idade, com grande discrepância entre esses especialmente na 2º avaliação. A maioria do grupo apresentou desempenho motor global abaixo da média de referência em ambas as avaliações. Observada marcada variabilidade nas habilidades motoras apendiculares, com ausência de correlação no desempenho entre 1º e 2º avaliação nesse domínio. Nas habilidades axiais e no desempenho motor global foi encontrada menor variabilidade, com correlações positivas entre a 1º e 2º avaliações. Considerando as duas medidas de desempenho tomadas aos 12 e 17 meses de idade foram identificados quatro lactentes com suspeita de atraso no desenvolvimento motor em ambas as avaliações. Conclusão: O estudo aponta maior atenção ao desenvolvimento motor durante os primeiros 17 meses de crianças que freqüentam creches, com especial vigilância à motricidade axial (considerando ser esta, parte integrante do desenvolvimento global da criança) e às crianças com desempenho suspeito de atraso em duas avaliações consecutivas.

Abstract

Objective: to analyze global motor performance by itself as well as during gross and fine motor abilities in infants that attended two Public Schools of Infant Education during full-time in the city of Piracicaba, São Paulo State. Methods: This research was a longitudinal study where 30 infants were evaluated at 12±0,61 months of age (1stassessment) and at 17±0,33 months of age (2ndassessment). The Motor Scale of the Bayley Scales of Infant and Toddler Development-III, which makes possible the analysis of global motor performance, as well as fine and gross discrepancies between the domains, was utilized in this study. Results: The results revealed a gross motor development inferior to fine motor at 12 and at 17 months of life, with great discrepancy between these two domains during the second evaluation. A clear variability was observed during fine motor abilities, with the absence of correlation between the first and second evaluation in this domain. A smaller variability was encountered on gross motor abilities and global motor performance with positive correlations between the first and second evaluation. Considering both performance measurements obtained at 12 and 17 months of age, four infants were identified to possibly present motor development delay. Conclusions: In general, this study focuses attention to motor development during the first 17 months of infants that frequent daycare centers, with special emphasis to gross motor abilities (considering this to be an integrant part of global development of children) and to children who displayed signs of delay during the consecutive evaluations.