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Título

PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE EM RELAÇÃO AO USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Orientador

MATEUS CANNIATTI PONCHIO

Autor

ANDREIA DE ALMEIDA SANTOS

Palavra chave

PEQUENAS EMPRESAS; PLANEJAMENTO; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

29/01/2009

Nº Downloads

2031

Resumo

Esta pesquisa busca investigar a percepção dos gestores em relação ao uso do planejamento estratégico em pequenas empresas no setor varejista da região de Piracicaba, bem como identificar as particularidades da pequena empresa no processo de planejamento, pontos negativos e restritores à sua adoção. Atualmente, as abordagens tradicionais de planejamento estratégico, visto como um processo contínuo de interação entre ambiente e empresa, visando estabelecer os objetivos e as potencialidades da mesma, não contemplam as pequenas empresas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é verificar o entendimento que os gestores possuem em relação à metodologia de planejamento estratégico. A pesquisa tem caráter exploratório e apresenta como método de investigação a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários com obtenção de dados de caráter qualitativo junto a 21 gestores de pequenas empresas. A análise de dados foi obtida a partir da criação de categorias e de análise advindas das falas dos entrevistados. Os resultados indicam que os gestores das empresas conhecem ou já ouviram falar sobre planejamento estratégico; no entanto, verificou-se que os gestores não o utilizam em suas empresas de maneira formal. Observou-se que há um contato indireto com o planejamento estratégico, compreendendo o mesmo como intuitivo e realizando-o a partir da socialização interna das experiências, através de reuniões para definição de objetivos e metas.

Abstract

This research intends to investigate the perception of the managers in relation to the use of the strategic planning in small companies in the retail sector of the region of Piracicaba, trying to identify the particularities of the small business in the planning process, negative and restrictor points to its adoption. Currently, the traditional approach of strategic planning, seen as a continuous process of interaction between environment and company intending to establish the objectives and the potentialities of the same one, it does not contemplate the small companies. In this context, the objective of this work is to verify the agreement that the managers possess in relation to the methodology of strategic planning. The research has exploratory character and presents as inquiry method the bibliographical research and the application of questionnaires with attainment of data of qualitative character applied to 21 managers of small business. The data analysis was gotten from the creation of categories through what was said by the interviewed ones. The conclusions of the research disclose that the managers of the companies know or already had heard to speak on strategic planning; however, also was verified that the managers do not use it in its companies in formal way. It was observed that they have an indirect contact with the strategic planning, understanding as intuitive and carrying through it from the internal socialization of the experiences, through meetings for definition of objectives and goals.