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Título

INFORMÁTICA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Orientador

MARILENA SOUZA ROSALEN

Autor

ALEXANDRE JOSÉ CRUZ

Palavra chave

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, MICROCOMPUTADORES NA ESCOLA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/02/2006

Nº Downloads

4928

Resumo

A Educação, em suas raízes históricas, cumpre a função formativa na vida das pessoas, que são educadas nas suas múltiplas experiências de vida e a partir de instituições sociais constituídas para este fim, a escola é uma delas. Novos paradigmas surgem no âmbito do ensino, entre os quais, o uso dos microcomputadores, realidade presente em grande parte das escolas paulistas. O objetivo deste trabalho foi de conhecer e analisar como se deu o processo de introdução dos microcomputadores em uma escola da Rede Municipal do Ensino Fundamental da cidade de Piracicaba, do ponto de vista dos docentes; estes, com o apoio da comunidade escolar não esperaram a doação dos equipamentos pelas instâncias superiores, foram em busca deles. No primeiro capítulo apresentamos sucintamente, a função da escola e como ela se organiza para cumprir o seu papel, a partir do projeto político pedagógico, modelo de gestão escolar, formação de professores e financiamento. Para encerrar o capítulo, apontamos os limites da formação inicial de professores para o uso dos microcomputadores na escola, indicando a formação continuada como uma possibilidade para superar esta lacuna na formação e citamos uma experiência prática de utilização do microcomputador na área de História. No capítulo seguinte, destacamos alguns aspectos da questão da formação continuada dos professores no Brasil e abordamos a formação continuada e a formação para utilização dos microcomputadores nas práticas pedagógicas das escolas. No terceiro e último capítulo apresentamos a caracterização da escola em que foi realizada a pesquisa, o estudo de caso qualitativo enquanto metodologia da pesquisa e análise de documentos, entrevistas e observações como procedimentos. Três questões orientaram a nossa investigação, sendo: 1. Porque a escola decidiu utilizar o microcomputador em suas práticas pedagógicas? 2. Como ocorreu a capacitação dos professores para o uso do microcomputador no processo de ensino? 3. O uso dos microcomputadores tem trazido contribuições para a melhoria do ensino? Este trabalho aponta para as seguintes considerações: 1. mais de um motivo justificam a introdução dos microcomputadores na escola pesquisada, como o imaginário e desejo local da inserção futura das crianças no mercado de trabalho e uso desses equipamentos no processo de ensino e aprendizagem a partir do projeto pedagógico da escola; 2. a capacitação dos professores enquanto um processo contínuo, ocorrido no cotidiano da escola e dos recursos materiais existentes o que caracteriza um processo de formação-ação e de formação continuada que ocorre a partir da experiência docente no dia a dia; 3. quanto à melhoria do ensino, as considerações estão na “voz” dos professores que afirmam a motivação e interesse dos alunos em aprender a partir do equipamento, validados nos textos produzidos pelas crianças no laboratório de informática.

Abstract

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