Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O MOVIMENTO OPERÁRIO E A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA SOROCABANA NA PRIMEIRA REPÚBLICA

Orientador

VALDEMAR SGUISSARDI

Autor

VALDELICE BORGHI FERREIRA

Palavra chave

EDUCAÇÃO; MOVIMENTO OPERÁRIO; IMPRENSA

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/03/2009

Nº Downloads

3679

Resumo

Este estudo privilegia como recorte espaço-temporal a cidade de Sorocaba (SP), na Primeira República, objetivando pesquisar, com base na imprensa, a relevância do movimento operário para a história da educação da cidade. Enfoca de maneira especial o jornal O Operário, que circulou no período de 1909 a 1913, e examina outras publicações visando propiciar a necessária interlocução entre as diferentes óticas a respeito do problema educacional. Recorrendo à imprensa como fonte documental e historiográfica, o problema norteador da investigação é: qual foi a concepção de educação produzida pelo movimento operário em Sorocaba nas primeiras décadas do século XX? Parte-se do pressuposto de que a condição de existência dos homens determina o fazer educacional, ou seja, que a educação é interdependente do movimento histórico produzido social e contraditoriamente. Assim, as práticas e concepções relativas à educação são produzidas pelos homens com base numa luta ideológica que expressa determinadas condições materiais e sociais de existência. Verificam-se, no contexto da Primeira República, o discurso e a política representativos da expansão de escolarização, para os quais convergiam o Estado, o capital, os operários e a imprensa, esta como formadora de opinião. Os operários pleiteavam a escola como resgate dos direitos e superação das dificuldades de sua existência; o proletariado tinha consciência de sua importância e percebia na escola a oportunidade de ascensão social para seus filhos. Na medida em que se tornavam mais conscientes de seus direitos e de sua força, os trabalhadores perceberam ainda a escola como instrumento de emancipação. Quanto ao poder público, atendeu muito mais às necessidades do capital para formação de mão-de-obra melhor qualificada, necessária para a nascente indústria, do que à demanda por educação. Portanto, a disseminação da instrução escolar, ainda que lenta, atendeu, no limite, às necessidades do Estado, do patronato e dos operários, ao promover a inserção do proletariado na sociedade, garantir a ordem e assegurar a produção.

Abstract

This study focuses the city of Sorocaba (SP), during the First Republic period, aiming to research, based on the labor production on the press, the relevance of the labor movement for the history of education of the city. It is focused on the newspaper O Operario., published from 1909 to 1913, examines other publications and intends to provide the necessary dialogue among different views regarding the educational issue. Based on the press as documental and historical source, the main investigation issue is: which was the education concept produced by the Labor Movement of Sorocaba, in early XX century? It starts from the premise that the condition of the men's existence determines educational activity, in other words, that education is independent of the historical movement, socially and contradictorily produced. Therefore, the practices and relative concepts of education are produced by men with an ideological struggle basis, which express certain material and social conditions of existence. In the context of the First Republic, the representative discourse and policy of scholarship expansion are analyzed, where the State, the capital, the workers and the press, as opinion former, converged to. The workers pled the school as a recovery element of rights and for overcoming of the difficulties; the proletariat was aware of its importance and viewed the school as an opportunity of social rising for their children. As long as the workers acknowledged their rights and strength, they perceived the school as an emancipation instrument. Regarding the public power, it assisted much more the needs of the capital for better workforce formation, needed for the early industry, than the demand for education. Therefore, the spread of the instruction school, although slow, assisted, at its limit, the needs of the State, of the patronage and of the workers, when promoted the insertion of the proletariat in the society, assuring the order and the production.