Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

INCLUSÃO DIGITAL: APONTAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL

Orientador

BRUNO PUCCI

Autor

EDEVAL APARECIDO ZAGHETTI

Palavra chave

INCLUSÃO DIGITAL. LEGISLAÇÃO. EDUCAÇÃO. COMPUTADOR. EXCLUSÃO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/03/2009

Nº Downloads

1162

Resumo

O tema desta dissertação é Inclusão Digital: Apontamentos Necessários para a Prática Educacional, cujo objetivo é problematizar a inserção das salas de informática nas escolas públicas. A hipótese que orienta esta dissertação baseia-se na ideia de que o computador tem sido utilizado a partir de técnicas repetitivas e mecânicas, desejáveis para a formação de sujeitos manipuladores de máquinas, e de que a escola pode ter assumido, mesmo que involuntariamente, a função de distanciar o professor e o aluno, de uma possível utilização crítico-reflexiva do equipamento. A partir dessa hipótese, é preciso problematizar o papel desempenhado pela escola na utilização do computador como aparato pedagógico, questionando as possíveis relações dos equipamentos com os mecanismos de alienação, controle social, educacional, ou ainda de prováveis benefícios. Este trabalho compõe-se das seguintes seções: introdução; primeiro capítulo, no qual são apresentadas as constituições republicanas de 1934 a 1988 e as possíveis relações entre educação e tecnologia; segundo capítulo, são discutidas as LDBs e as relações do uso do computador na educação; terceiro capítulo, o projeto PROINFO; quarto capítulo, no qual é apresentado o projeto de inclusão digital do município de Santa Bárbara d.Oeste; e o quinto capítulo apresenta as considerações finais.

Abstract

Digital Inclusion is the subject of this dissertation: Necessary notes for educational practice, which objective is to argue the insertion of computer room in public schools. The hypothesis that guides this dissertation is based on the idea that the computer has been used from repetitive and mechanical techniques, desirable for the formation of machines manipulating citizens and that school although involuntarily, can have assumed, the function of to distance the professor and the student, from a possible critical and reflexive use of the equipment. From this hypothesis, it is necessary to examine the role performed by the school in computer use as pedagogical apparatus, questioning the possible equipment relations with the alienation mechanisms, social and educational control and/or either probable benefit. This work is composite by the following sections: introduction; first chapter, presenting the republican constitutions from 1934 until 1988 and the possible relations between education and technology; the second chapter that argue the LDBs and the relations of the computer use in education; the third chapter it is discussed the PROINFO project; fortieth chapter where it is presented the digital inclusion project of Santa Bárbara d.Oeste City; and the fiftieth chapter that presents the final considerations.