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Título

AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO EM PROCESSOS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE BENS DE CAPITAL

Orientador

DALILA ALVES CORREA

Autor

LUCIANA TELES

Palavra chave

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, GESTÃO DO DESEMPENHO, MUDANÇA ORGANIZACIONAL, ...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

18/10/2009

Nº Downloads

2592

Resumo

Este estudo pretende analisar um processo de gestão de desempenho, implantado em uma empresa de bens de capital, e sua influência nas mudanças organizacionais que ocorreram nesta empresa. Revisa-se a literatura sobre mudanças organizacionais e gestão do desempenho. As mudanças organizacionais, inevitáveis no contexto sócio-econômico atual, exigem que a organização planeje e implemente estratégias que irão suportar os novos parâmetros. A gestão do desempenho funcional ganha posição estratégica, direcionando a integração entre os objetivos planejados estrategicamente e a execução das ações que, de alguma forma, influenciam no atingimento dos resultados da organização. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de estudo de caso. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os agentes envolvidos na mudança e na implantação do processo de gestão de desempenho dessa organização. Houve, também, análise documental e observação direta. Ao final, extraem-se uma análise do processo à luz das teorias existentes e discussões sobre o papel da gestão do desempenho no processo de mudança dessa organização.

Abstract

This study intends to analyze a performance management process, introduced in a machinery industry, and its influence in the organizational changes what took place in this company. The literature about organizational changes and performance management is revised. The organizational changes, inevitable in the current social and economic context, demand that the organization plans and executes strategies that will support the new parameters. The functional performance management gains strategic position, leading the integration between the objectives planned strategically and the execution of the actions what, in some form, will influence the achievement of the organizational results. A qualitative research was developed, in the methodology of case study. This research was done with semi-structured interviews with the agents involved in the change and in the introduction of the performance management process in this organization. There was, also, documentary analysis and observation. To the end, it was extracted the process analysis by the light of the theories and a discuss about the role of the performance management in the change process of this organization.