Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE COM CRIANÇAS POR MEIO DA “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Orientador

MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMAZELLO

Autor

JOCELI DE FÁTIMA CERQUEIRA LAZIER

Palavra chave

MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2010

Nº Downloads

5169

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as possibilidades de uso da “contação de história” como recurso pedagógico com crianças dos primeiros anos de escolaridade. Com um olhar focado na apropriação e no desenvolvimento do conceito de meio ambiente pelas crianças, as análises são feitas com base nos pressupostos da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento, buscando-se os indícios mostrados nos atos de apropriação de conhecimentos, característica da análise microgenética. Para tanto foram utilizadas as contribuições de Vigotski e alguns de seus seguidores. Durante quatro meses foram realizados 12 encontros, com vídeos gravações, e desenvolvido um projeto com a participação de 22 crianças, de 6 a 8 anos de idade, do 2º ano do ensino fundamental, de uma escola privada do interior do Estado de São Paulo. As elaborações das crianças relativas ao conceito de meio ambiente são analisadas e os resultados obtidos permitem afirmar que as histórias contribuem na conscientização das novas possibilidades de significação de conceitos de meio ambiente na prática discursiva das crianças.

Abstract

This work has as its objective to investigate the possibilities of using story telling as pedagogical resource with children in their first years of schooling. With a glance focused in the appropriation and development of the concept of environment by the children, the analyses are done based in the historic-cultural approach assumptions, searching for traces showed by the knowledge-appropriative actions, which is a characteristic of the micro-genetic analysis. For that, it was used contributions of VIGOTSK e some of his followers. For the period of 4 months, were realized 12 meetings with video records, and a project was developed, with the participation of 22 children from the second year of a private elementary school, from 6 to 8 years, located in the country of São Paulo State. The children’s elaborations to the concept of Environment were analyzed and the results obtained allow us to sustain that the stories contribute to the process of conscience acquisition of new possibilities for the meaning of the Environment concepts in the children’s discursive practices.