Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

UMA ESCOLA DE ESPORTES EM UBERABA-MG E O COTIDIANO INFANTIL

Orientador

RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA

Autor

JOÃO GURGEL DE SOUSA JUNIOR

Palavra chave

CRIANÇA, ESPORTE, CRESCIMENTO INFANTIL, COTIDIANO INFANTIL

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2010

Nº Downloads

1357

Resumo

Diante das mudanças ocorridas no estilo de vida das crianças, com reflexos negativos, a prática de esportes tem sido indicada sob diversas perspectivas relacionadas ao desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi verificar se uma escola de esporte oferece atividades compatíveis com as necessidades das crianças. Para tanto foram investigadas 50 crianças, 30 que participavam da escola de esportes (GEE) e 20 que não participavam (GNEE), com idade entre sete e 10 anos. O estudo configurou-se como descritivo, onde foram realizadas verificações da caracterização da cidade, atividades do cotidiano das crianças, condições de saúde, estado nutricional e atividades da escola de esporte. Encontrou-se na cidade, aumento da população, violência, tráfego e do sistema urbano. Nas atividades do cotidiano, quando comparados o tempo gasto nas passivas e ativas (GNEE-semana, p-0, 000089, domingo, p-0, 000089), (GEE- semana, p-0, 000002, e domingo, p-0, 000047), utilizando como ponto de corte p <0,05, percebe-se significantes para as atividades passivas. Em relação às condições iniciais de saúde não foram encontradas patologias nas crianças nem alterações sensório-motoras. No estado nutricional do GNEE, referente ao IMC, encontrou-se entre as meninas: 46,6% de casos com sobrepeso e 6,6% com obesidade; entre os meninos não houve casos deste tipo. No GEE, entre as meninas foram encontrados 16,6% dos casos com sobrepeso e 16.6% com obesidade, enquanto que nos meninos 25% dos casos estavam com sobrepeso e 12,5% com obesidade. Na composição corporal relativas as dobras cutâneas tricipitais, foram encontradas no GNEE, 13,3% das meninas com sobrepeso, nenhuma com obesidade e entre os meninos nenhum classificou-se nestas categorias. No GEE houve 16,6% das meninas com sobrepeso, nenhuma com obesidade e entre os meninos 12,5% com sobrepeso e 4,1% com obesidade. Em relação as dobras subescapulares, no GNEE, meninas: sobrepeso (20,0%), meninos: nenhum. No GEE 16,6%, das meninas e 33, 3% dos meninos estavam com sobrepeso. Quando correlacionados o tempo em atividades passivas e os dados antropométricos (semana: IMC, r-0, 360, dobra subescapular, r- 0,354; domingo: IMC,r-0,385 e dobra subescapular, r-0,306), utilizando como ponto de corte r< 0,5, tem-se correlação positiva. Na escola de esportes, foram realizadas em média 33min de atividades fisicamente ativas que podem contribuir para melhoras no aspecto motor, social entre outros, das crianças. Em função dos resultados similares do GNEE e GEE: com preferência pelas atividades passivas, presença de sobrepeso e correlação positiva relacionada as atividades passivas e dados antropométricos, indica-se que seja aumentado o tempo de atividades fisicamente ativas durante as aulas de esporte e que estas possam incluir atividades/orientações que levem à criança a aderir a prática de atividades físicas além das realizadas nesta escola. Sugere-se que sejam revistas políticas públicas para possibilitar que estas crianças possam realizar mais atividades fisicamente ativas.

Abstract

Given the changes in children's lifestyles, with negative consequences, the practice of sports has been pointed out to be related to child development in various perspectives. The aim of this study was to determine whether a school of sports offered activities compatible with the children's needs. Therefore, 50 children aged between seven and ten years old were investigated; 30 who attended a school of sports (GEE) and 20 who did not attend it (GNEE). The study was configured as descriptive, where checks were performed on the characterization of the city, on the children's daily activities, their health conditions and nutritional status, and the activities of the school of sports. There was an increase of the population, violence, traffic and urban system in the city. In their daily routine when comparing the time spent on passive and active activities (GNEE-week, p-0.000089, Sunday, p-0.000089), (GEE-week, p-0.000002, and Sunday, p-0.000047) using a cutoff point of p <0.05, it is noticeable the passive activities predominance. Regarding the initial health conditions, there were no pathologies in the children or sensor motor deficits. On the nutritional status of the GNEE, referring to BMI, it was verified among the girls that 46.6% of them were overweight and 6.6% were obese; among the boys there were no cases of this sort. In the GEE, it was found that 16.6% of the girls were overweight and 16,6% were obese, while 25% of the boys were overweight and 12.5% were obese. On body composition related to triceps skinfolds, it was found that in the GNEE 13,3% of the girls were overweight, none were obese and among the boys none ranked on these categories. In the GEE 16,6% of the girls were overweight, none were obese and among the boys 12,5% were overweight and 4,1% were obese. Regarding the subscapular skinfolds, in the GNEE 20% of the girls were overweight against 0% of the boys. In the GEE, 16,6% of the girls were overweight against 33,3% of the boys. When correlating the time spent on passive activities and the anthropometric data (week: BMI, r-0.360, subscapular skinfold, r-0.354; Sunday: BMI, r-0.385, and subscapular skinfold, r-0.306), using a cutoff point of r <0.5, it is noticed a positive correlation. In the school of sports is carried out an average of 33 minutes of physical activities, contributing to the childrens' motor and social aspects, among others. Due to the similarity of the GNEE and GEE results: with preference for passive activities, presence of overweight and positive correlation related to passive activities and anthropometric data. It is indicated the increase of the practice of physical activities during the sports classes and that these may include activities/guidelines that will lead children to practice more physical activities in addition to those undertaken in these schools.It is suggested changes in the public polices in order to increase children's possibilities to do physical activities.