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Título

CONCEPÇÃO DE ESTUDO PRESENTE NO RATIO STUDIORUM

Orientador

JOSÉ MARIA DE PAIVA

Autor

MARCOS DESAN SCOPINHO

Palavra chave

ESTUDO – RATIO STUDIORUM – EDUCAÇÃO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2010

Nº Downloads

4490

Resumo

Este estudo fez uma análise textual do documento pedagógico dos jesuítas denominado Ratio Studiorum, promulgado pela Companhia de Jesus em janeiro de 1599 depois de um processo de elaboração de aproximadamente 50 anos. O objetivo da análise foi revelar, a partir do documento, uma concepção de estudo. Obra com regras práticas sobre a ação pedagógica e que uniformiza o trabalho pedagógico de todos os envolvidos nos colégios jesuítas, revela através de suas regras, uma concepção de estudo que caracteriza o período quinhentista da Europa Ocidental. Considerando, portanto, o vínculo do Ratio Studiorum com o seu contexto de origem, realizou-se inicialmente neste trabalho, um resgate histórico do processo de organização mercantil e, em seguida, sua decorrência cultural, em especial, na Igreja Católica. Na seqüência, foi exposto o processo de elaboração do Ratio Studiorum. Com o capítulo 3, revelou-se uma concepção de estudo das escolas jesuítas, tendo por referência algumas características presentes no Ratio Studiorum, tais como: a valorização do estudo, as virtudes dos estudantes, os conteúdos do estudo e a metodologia do estudo. Concluiu-se este trabalho com algumas considerações evidenciando alguns aspectos que se entende, sejam significativos na pedagogia dos jesuítas.

Abstract

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