Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

RELAÇÃO ENTRE AS OPORTUNIDADES DE ESTIMULAÇÃO MOTORA NO LAR E O DESEMPENHO MOTOR DE LACTENTES - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Orientador

DENISE CASTILHO CABRERA SANTOS

Autor

ANA CAROLINA TEIXEIRA BATISTELA

Palavra chave

DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESEMPENHO PERCEPTUAL-MOTOR, LACTENTE, HABITAÇÃO...

Grupo CNPQ


Programa

MS - FISIOTERAPIA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

04/02/2010

Nº Downloads

1942

Resumo

Pesquisas contemporâneas em desenvolvimento motor indicam que um ótimo desenvolvimento ocorre dentro de um lar com estímulos adequados, principalmente durante os primeiros anos de vida. Para avaliar a qualidade e a quantidade dos aspectos do lar que conduzem, estimulam e aprimoram o desenvolvimento motor infantil está em desenvolvimento o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development-Infant Scale (AHEMD-IS). Trata-se de questionário passível de auto-administração direcionado aos pais de crianças com idade entre três e 18 meses, composto pelas dimensões espaço físico interno e externo, atividades diárias e brinquedos e materiais existentes na residência. O objetivo geral foi pesquisar a relação entre as oportunidades para habilidades motoras disponíveis no ambiente domiciliar, avaliadas por meio da 1ª versão do questionário AHEMD-IS, e o desempenho motor de lactentes típicos. Como objetivos específicos têm-se analisar a confiabilidade interobservadores e intraobservadores, e a aplicabilidade da 1ª versão do questionário. Para isso foi realizado um estudo exploratório e transversal no qual participaram 79 famílias e seus filhos entre três e 18 meses de idade. Foram avaliadas as características do ambiente domiciliar que oportunizam habilidades motoras (1a versão do AHEMD-IS), a condição econômica da família (questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP 2008) e o desempenho motor (escala motora das Bayley Scales of Infant and Toddler Development-III). Para avaliar a confiabilidade foi calculado o coeficiente de correlação intraclasse; para a comparação de dois grupos, o teste t pareado ou Mann-Whitney para grupos independentes; para a comparação de mais de dois grupos independentes o teste de Kruskal-Wallis seguido de post hoc de Dunn quando apropriado; para as análises de correlação foi utilizado o teste de Spearman. Os resultados indicaram forte concordância intra (r>0.7) e interobservadores (r=1), mostrando excelente confiabilidade do instrumento. O estudo da aplicabilidade da 1ª versão do AHEMD-IS mostrou grande variabilidade na amplitude de pontuações obtidas no escore total e na dimensão brinquedos, com diferenças no grupo estudado em função da classificação econômica da família (lactentes em melhores condições econômicas tiveram pontuações significativamente mais altas) e idade da criança (lactentes abaixo de 10 meses tiveram pontuações significativamente mais baixas). Observada grande variabilidade no desempenho motor, porém sem diferenças em função da condição econômica ou idade das crianças. Não foi encontrada correlação entre desempenho motor e as oportunidades presentes no ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor (escore total no AHEMD-IS e em suas dimensões). Conclui-se que a 1ª versão do AHEMD-IS apresenta excelente confiabilidade interobservadores, considerado passível de auto-administração pelos pais, além de suficiente confiabilidade intraobservadores, indicando boa repetibilidade. Entretanto, sugere-se que as dimensões do ambiente, avaliadas por meio da 1ª versão do AHEMD-IS, não representem adequadamente as grandes mudanças no repertório motor que ocorrem entre o terceiro e 18º mês de vida, as quais muito provavelmente são acompanhadas de mudanças no ambiente domiciliar. Em decorrência desse estudo foram sugeridas modificações na 1ª versão do AHEMD-IS.

Abstract

Recent researches about motor development indicate that a great development occurs in a home full of proper stimuli, mainly during the first years of life. The questionnaire Affordances in the Home Environment for Motor Development-Infant Scale (AHEMD-IS) is used to evaluate the quality and quantity home aspects' lead, stimulate and enhance child's motor development. This questionnaire is self-administered directed to parents of children with ages between three and 18 months, composed by the dimensions of internal and external physical space, daily activities and toys and materials that exists inside the house. The main goal was to investigate the relation between the motor abilities opportunities available in the home environment, evaluated by AHEMD-IS questionnaire's first version, and the motor performance of typical infants. To analyze the reliability interobservers and intraobservers, and questionnaire's first version applicability were the specific goals. It was done an exploratory and transversal study where 79 families and their children between three and 18 months of age participated. It was evaluated home features that nurture motor abilities (AHEMD-IS first version), family economic status (questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP 2008) and motor performance (Bayley Scales of Infant and Toddler Development-III motor scale). To evaluate the reliability it was calculated the correlation intraclass coefficient; to compare two groups, the t paired test or Mann-Whitney to independent groups; to compare more than two independent groups the Kruskal-Wallis test followed by Dunn's post hoc when appropriated; for correlations' analysis it was used Spearman test. The results indicated strong agreement intra (r<0.7) and interobservers (r=1), showing instrument's excellent reliability. The study of AHEMD-IS first version applicability showed great variability in the range of scores in total score and toys dimension, with differences in the study group in function of family's economic status (infants in better economic status had significantly higher scores) and child's age (infants younger than 10 months had significantly lower scores). It was observed great variability in motor performance, though no differences in function of economic status or child's age. It was not found a correlation between motor performance and the home environment' opportunities to motor development (total score in AHEMD-IS and its dimensions). We can conclude that AHEMD-IS first version presents excellent reliability interobservers, so it may be self-administered, thus sufficient reliability intraobservers, indicating good repeatability. However, it suggests that environment dimensions, evaluated by AHEMD-IS first version, do not represent properly the great changes in motor repertory that occurs between the third and 18th month, which very probably are accompanied by home environment's changes. As a result of this study were suggested modifications in the first version of AHEMD-IS.