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Título

O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E O SEU OLHAR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA EM SUA DISCIPLINA

Orientador

JOSIANE MARIA DE SOUZA

Autor

EDSON TOLEDO DO AMARAL

Palavra chave

leitura – escrita – professor – ensino médio – letramento

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/12/2010

Nº Downloads

21843

Resumo

As dificuldades de leitura e de escrita que se observam em muitos alunos vêm motivando debates no espaço escolar, e as orientações, no sentido de viabilizar propostas de ensino para solucioná-las, apontam para a necessidade da participação e do envolvimento de todo o professor com o assunto, tendo em vista a importância da leitura e da escrita na aprendizagem dos discentes. Esta pesquisa insere-se nesse contexto e através dela procura-se conhecer a análise que o professor que atua no ensino médio faz sobre a leitura e a escrita dos alunos, bem como do seu papel na formação de alunos aptos para ler e escrever – considerando-se as concepções de linguagem que nessa análise se fazem presentes. O estudo também observa como a leitura e a escrita dos discentes são desenvolvidas e avaliadas pelos docentes em suas práticas de ensino. As interpretações, as análises e as reflexões sobre os dados coletados nas interlocuções estabelecidas nesta pesquisa apóiam-se em vários dos conceitos desenvolvidos por Bakhtin nos estudos referentes à linguagem. Aos subsídios da teoria bakhtiniana somam-se as contribuições de vários autores que abordam a leitura e a escrita e estes processos em relação ao conceito de letramento. Juntos constituem os fundamentos que dão o suporte teórico desta pesquisa, cujo enfoque maior situou-se sobre a leitura. A pesquisa contou com a participação de 4 (quatro) professores de diferentes disciplinas curriculares do ensino médio e que atuam na rede pública estadual no interior de São Paulo. O olhar sobre o conjunto das entrevistas evidencia a compreensão pelos professores de que o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos cabe a todos os docentes, daí a importância da participação de todo professor para essa formação. A maior preparação para o desempenho desse papel também é destacada. Os docentes sentem a necessidade de maior articulação entre as disciplinas para o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos alunos, pois buscam, de maneira isolada, caminhos para superá-las.

Abstract

Reading and writing difficulties observed in many students are motivating discussions at school, and the guidelines, in order to make solving teaching proposals feasible, point to the need of all teachers’ participation and involvement with that matter, considering the importance of reading and writing on students learning. This research inserts itself into that context and through it, searches to know the analysis the teacher, who is in secondary school, does on students reading and writing, as well as its role on students able to read and write formation – considering language conceptions which are present in this analysis. The study also observes how the students reading and writing are developed and evaluated by teachers on their teaching practices. The interpretations, analysis and reflections about collected data on established interlocution of this research rely on several concepts developed by Bakhtin on his studies relating to language. Several authors’ contributions, who address reading and writing as well as these processes in relation to the concept of literacy, are added to Bakhtinian theory’s subsidies. Together they constitute the pillars that support this theoretical study, which major focus is placed on reading. The research included the participation of four (4) teachers, from different secondary school’s disciplines, who are working in public schools in the State of São Paulo. The view over all interviews set highlights teachers’ understanding that students’ reading and writing development is up to them all, hence the importance of their participation on that formation. A greater preparation to their role is also highlighted. Teachers feel the need for greater articulation among disciplines in order to confront students reading and writing difficulties, for they all search, in isolation, ways to overcome them.