Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EDUCACIONAIS INTERATIVAS E COLABORATIVAS COM REALIDADE AUMENTADA

Orientador

CLAUDIO KIRNER

Autor

FRANCISCO CÉSAR DE OLIVEIRA

Palavra chave

AMBIENTE COLABORATIVO, INTERAÇÃO, REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA

Data da defesa

26/02/2010

Nº Downloads

1778

Resumo

Processos de ensino e aprendizagem passam por notórias adaptações nas últimas décadas. A popularização dos sistemas computacionais contribuiu ainda mais para esse fim. Surgem, a cada ano, inúmeros sistemas para apoiar a educação, muitos, até gratuitos. O sistema proposto entra nesse contexto por diversos motivos. A Realidade Aumentada se mostra cada vez mais presente nos diferentes setores. Suas aplicações mais simples costumam ser baratas, já que não exigem equipamentos diferenciados. A colaboração é uma tendência na área da educação; especialistas afirmam que processos colaborativos tendem a estimular o aprendizado. O trabalho apresenta uma ferramenta altamente intuitiva para a elaboração e compartilhamento via rede local de formas 3D básicas, como cubos e esferas, o que poderia apoiar disciplinas como a Geometria Espacial e a Física.

Abstract

Processes of teaching and learning have undergone notable changes over the recent decades. The popularization of computer systems has contributed further to this purpose. Every year, many systems to support education have been created; some of them free of charge. The proposed system enters this context for numerous reasons. Augmented Reality shows itself to be increasingly present in different sectors. Its applications are usually not expensive, given that it does not require different equipments. Collaboration is an improvement in education; experts say that collaborative processes tend to stimulate learning. This paper presents a highly intuitive tool for the development and sharing via a network of basic 3D shapes like cubes and spheres, which could support disciplines such as Space Geometry and Physics.