Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O Ensino Fundamental de Nove Anos: o que revelam professores em seus discursos

Orientador

MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

FERNANDA STURION

Palavra chave

Ensino Fundamental de Nove Anos. Ensino-aprendizagem. Políticas Públicas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/12/2010

Nº Downloads

27961

Resumo

Este estudo tem como tema o Ensino obrigatório de Nove Anos, que prevê o ingresso da criança no Ensino Fundamental a partir dos seis anos de idade, e não aos sete, como ocorria anteriormente. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre os discursos prescritos nos documentos oficiais referentes ao Ensino de Nove Anos e os sentidos construídos pelos educadores que estão vivendo a implantação dessa proposta em suas salas de aula. O estudo, ancorado na matriz histórico-cultural, partiu de documentos e entrevistas com professoras e com supervisoras da Rede Municipal de Ensino, em um município do interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados das entrevistas com as professoras foram organizados em dois eixos temáticos que representam as principais questões identificadas por elas, relacionadas ao Ensino de Nove Anos: concepções sobre ensino e aprendizagem e percepções sobre políticas e práticas educacionais. As entrevistas com as supervisoras buscaram informações sobre a implementação do Ensino de Nove Anos naquele município. As concepções sobre discurso, propostas por Mikhail Bakhtin, ajudaram na elaboração das reflexões apresentadas neste trabalho de pesquisa, e permitiram a conclusão de que são vários os sentidos construídos pelos educadores sobre o Ensino de Nove Anos. Observou-se, também, que a proposta contida nos documentos oficiais se realiza perpassada pela experiência e história de vida de cada professora. Os dados mostraram várias e diferentes concepções dos entrevistados, sobre alfabetização, letramento, o brincar, espaço físico, número de alunos em sala de aula e sobre o próprio Ensino de Nove Anos; concepções essas que acabam por repercutir no trabalho desenvolvido pelas professoras em sala de aula. Conhecer o que pensam as professoras é fundamental para se entender suas práticas e, assim, provocar discussões que possam contribuir para o ensino oferecido em nossas escolas.

Abstract

The theme of this study is the compulsory nine-year school, which determines that the child must begin elementary education at the age of six years, and not seven, as in the past. The objective of this work is to establish a relationship between the discourses of official documents concerning the nine-year-school system and the meanings constructed by educators who have to handle the implementation of this proposal in their classrooms. The study, supported by the historical-cultural approach, was based on documents and interviews with teachers and supervisors of the Municipal Education System from a city in the state of Sao Paulo. The data collected from the interviews with the teachers were organized into two thematic perspectives which represent the main issues identified by them regarding the nine-year-school system: conceptions about teaching and learning, and perceptions about the educational policies and practices. The interviews with the supervisors were aimed at obtaining information about the implementation of nine-year school system in that city. Mikhail Bakhtin's discourse conceptions helped in the elaboration of the reflections presented in this research and led us to conclude that the meanings constructed by educators about the nine-year school system are varied. We also observed that the proposal contained in the official documents is influenced by the life experiences and background of each teacher. The data showed that interviewees had several different conceptions on literacy, playing, physical environment, number of students in the classroom and the very nine-year school system. These conceptions end up reflecting in the work they develop in the classroom. Knowing what teachers think is fundamental to understand their practices and, thus, bring up discussions which can contribute for the teaching offered by our schools.