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Título

Modelo de Outsourcing para Gestão da Oferta e Operação de Serviços de TI: Múltiplos Casos de Aplicação

Orientador

Fernando Celso Campos

Autor

Gilmar Souza Santos

Palavra chave

MOPP, Serviços de TI, Oferta e Operação de TI, Governança deTI, Provedores de TI

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

17/03/2010

Nº Downloads

12960

Resumo

O presente trabalho discute uma proposta de melhoria nos processos de oferta e operação de serviços de tecnologia da informação (TI), sob a visão do provedor externo. Embora existam modelos do mercado para esta finalidade, a relação entre processos, ciclo de vida e as práticas da oferta e operação de serviços de TI como também uma visão prescritiva não têm sido objeto de pesquisa, o que o presente estudo, de natureza pesquisa-ação, busca investigar. Percebe-se no decorrer do estudo que os modelos de melhoria de processos disponíveis atendem aos fatores críticos para o sucesso de um relacionamento de outsourcing de TI. Falta, porém, integrá-los e adequá-los de forma a serem utilizados de forma efetiva. Por meio de um modelo integrado de práticas, métodos quantitativos, matrizes de relacionamentos e de três estudos de casos, algumas propostas são apresentadas e discutidas como contribuições para a gestão da oferta e operação.

Abstract

This study discusses a proposal to improve the processes of IT Services Offering and Operation, from the external provider. Although there are models in the market for this purpose, the relationship between processes, outsourcing life cycle and IT Services Offering and Operation practices as well as a prescriptive vision have not been the research object. The present study, action-research nature, seeks to investigate. It was observed during the study models to improve processes available to meet critical to the success of IT outsourcing relationship. It remains, however, integrate and adapt them in order to be used effectively. Through an integrated model of practice, quantitative methods, relationship matrix and three case studies, some proposals are presented and discussed as contributions to offering and operation management.