Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Orientador

RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA

Autor

RENATA DE FÁTIMA CERIBELLI

Palavra chave

Educação Infantil – Educar e Cuidar - Relação Família e Escola...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

716

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender as perspectivas de professores de educação infantil, de uma escola do interior do estado de São Paulo, sobre a relação família e escola, tendo como referencial teórico, a matriz histórico-cultural. Sua relevância se constrói em entender as perspectivas das professoras sobre a relação família e escola, tão necessária ao desenvolvimento da educação e dos cuidados integrais à infância. A pesquisa de campo revelou o aprofundamento e a descrição de seu contexto a partir da pesquisadora que se insere, também, como diretora escolar do grupo pesquisado e, o planejamento estratégico de encontros realizados em Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), onde foram elaborados textos individuais pelas professoras, após leituras e reflexões que destacam a relação família e escola e, discutidos, posteriormente, em reuniões coletivas audiogravadas e transcritas. De acordo com Ariès (1981), o sentimento de infância desabrochado a partir do século XVII faz nascer uma tipologia de família parecida com a nuclear e, com isso, uma organização de escola que nos lembra a atual. Entretanto, essas instituições educacionais foram se modificando no percorrer histórico, sendo re/construídas socialmente através de influências político-econômicas, culturais, questionando a ideia de naturalização das mesmas. No Brasil, preocupações com os cuidados assistenciais ou com a educação preparatória remontam ambiguidades históricas em torno das especificidades de educar e cuidar da infância (KRAMER, 2005). Essas ambiguidades são levadas, segundo Bonetti (2004), até mesmo, na formulação legal de documentos que tratam da formação de professores de educação infantil em nível superior, pós a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. A interpretação e construção das análises de dados mostram que as perspectivas das professoras sobre a relação família e escola revelam divisões de papéis na complementaridade dessa relação; evidenciam julgamentos de valor; desejo de padronização de um modelo hegemônico de família; consequentemente, de escola, ainda que considerando as transformações sociais; conflitos; confrontos; além de ambiguidades sobre as especificidades da docência da infância, remontando um quadro emergente de formação continuada.

Abstract

This research sought to understand the perspectives of teachers in kindergarten, a school in the state of Sao Paulo, on the family and school relationships, taking as a theoretical, historical and cultural matrix. Its relevance is built on understanding the perspectives of the teachers on the family and school relationships, as necessary to the development of education and comprehensive care to children. The field survey revealed the depth and description of context from the researcher that fits, too, as director of education and research group, strategic planning meetings on Working Hours Teaching Collective (HTPC), which drafted texts by individual teachers, after readings and reflections that highlight the relationship between family and school, and discussed later in collective meetings audio taped and transcribed. According to Ariès (1981), the childhood feeling blown from the seventeenth century gives birth to a type of nuclear family like and, therefore, a school organization that reminds us of today. However, these educational institutions were changing in the travel history, and re / socially constructed through political influence-economic, cultural, questioning the idea of such naturalization. In Brazil, concerns about the care or assistance with preparatory education dating ambiguities surrounding the historical specificities of educating and caring for children (Kramer, 2005). These ambiguities are taken, according to Bonetti (2004), even in the formulation of legal documents dealing with the training of teachers in early childhood education at the college level, after the Law of Directives and Bases of National Education, 1996. The interpretation and construction of the data analysis show that teachers' perspectives on the relationship between family and school divisions reveal complementary roles in this relationship; evident value judgments; desire to standardize a hegemonic model of family and consequently, the school still that considering the social changes, conflicts, confrontations, in addition to ambiguities regarding the specifics of the teaching of children, reassembling an emerging picture of continuing education.