Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESCOLA PÚBLICA: QUE ESCOLA É ESSA?

Orientador

Anna Maria Lunardi Padilha

Autor

ELISÂNGELA DE FÁTIMA PEDROSO BRAGA

Palavra chave

Escola Pública. Função da Escola. Conhecimento Escolar

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

790

Resumo

Neste estudo, preocupo-me com as significações atribuídas por um grupo de profissionais da educação à função social da escola pública. Os estudos de Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin e Dermeval Saviani deram suporte teórico ao desenvolvimento desta pesquisa, além de outros autores. Do primeiro, refiro-me à perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, principalmente aos seus postulados acerca dos processos sociais mediados pela linguagem. Assumo com essa perspectiva que a prática escolar é prática social, constituída historicamente, em condições concretas de produção. Já em relação a Saviani, aposto na direção que ele aponta para se compreender a escola e o espaço que ela ocupa no processo de ensinar e aprender. Mesmo que ainda preliminarmente, busco em Mikhail Bakhtin elementos para compreender como os sentidos das palavras são determinados por seu contexto discursivo. Como procedimento metodológico, entrevistei um grupo de profissionais da educação pública do município de Piracicaba: diretora, coordenadora pedagógica e professora. Para proceder às análises, optei por considerar os enunciados de cada uma delas estabelecendo em alguns momentos, diálogos entre os discursos. As significações das profissionais expressam suas vivências, crenças e valores, visões de mundo e modos de interpretar a realidade, constituídos e em constituição. As profissionais referem-se à escola como espaço de aprendizagem, porém enfatizam a não aprendizagem dos alunos. Levantam hipóteses para as dificuldades de aprendizagem, buscando culpados: as famílias, os alunos, a estrutura da rede municipal de educação, as avaliações externas, a formação de professores, as exigências e a obrigatoriedade de executarem projetos externos. A dissertação apresenta as contradições da sociedade capitalista na qual vivemos e da qual a escola faz parte. Por fim, propõe futuras investigações no sentido de aprofundar os estudos acerca da escola pública para que possamos conhecê-la em seu vir-a-ser.

Abstract

In this study, I am concerned with the meanings attributed by a group of education professionals to the social function of public school. Studies by Lev Vigostki, Mikhail Bakhtin, and Dermeval Saviani, among other authors, provided theoretical support to the development of this research. From the former, I refer to the historic-cultural perspective of human development, in particular the postulates on the social processes mediated by language, constituted historically, in concrete production conditions. In relation to Saviani, I follow the direction at which he points in understanding school and the space it occupies in the process of teaching and learning. Although in preliminary way, I search elements in Mikhail Bakhtin to comprehend how the meanings of words are determined by its discursive context. As the methodological procedure, I interviewed a group of public education professionals in the city of Piracicaba: director, pedagogical coordinator, and teacher. To conduct the analysis, I opted for considering the statements of each one establishing, in some instances, dialogues between the discourses. The meanings of professionals express their experiences, beliefs and values, worldviews and ways of interpreting reality, constituted and in constitution. The professionals refer to the school as a learning space although they emphasize the non-learning of students. They bring up hypothesis for learning difficulties, searching for whom to blame: families, students, the structure of the municipal education network, external evaluations, teachers‟ level of instruction, the demands and the compulsory character of the execution of external projects. This dissertation presents the contradictions of capitalist society in which we live and to which the school belongs. Finally, it proposes further research to deepen studies on public schools so that we can know it in its coming to be.