Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NOS TEXTOS SOBRE ASTRONOMIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientador

Maria Guiomar Carneiro Tomazello

Autor

MICHEL PASCHINI NETO

Palavra chave

Astronomia, Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), ...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

660

Resumo

O ensino-aprendizagem de Astronomia no Brasil é tema de preocupação para muitos educadores. Os professores, em geral, sem formação adequada em Astronomia, fazem uso de livros didáticos que muitas vezes trazem erros conceituais e modelos de Ciência e Tecnologia desvinculados de questões humanitárias. Embora os livros tenham melhorado a partir da implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ainda apresentam lacunas importantes quando se almeja uma educação científica e tecnológica de qualidade. Em geral, os livros didáticos mostram uma imagem da Ciência desconectada de aspectos culturais, humanísticos e sociais, bem como, descartam o ensino da Tecnologia. Uma maneira de relacionar o conteúdo dos textos com problemas reais é através do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Esta investigação, de caráter qualitativo e exploratório, tem por objetivo analisar os textos de Astronomia presentes em Livros de Ciências do Ensino Fundamental. Por meio da análise de conteúdo, os textos de Astronomia de três coleções de livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD do Ministério da Educação foram categorizados em três âmbitos: a) Construção do Conhecimento Astronômico; b) Natureza do Conhecimento Astronômico, c) Interações Ciência-Tecnologia-Sociedade e Astronomia. Os resultados de nossa pesquisa confirmam que os livros, em geral, apresentam os conceitos, as leis e os fenômenos de forma ahistórica, sem ligações CTS, apresentando a imagem de uma Ciência linear, neutra, desconectada da sociedade e desenvolvida com acumulação de conhecimentos.

Abstract

The Astronomy teaching and learning in Brazil is a matter of concern for many educators. The teachers, in general, without adequate educational formation, utilize textbooks which often bring misconceptions and models of Science and Technology not linked with the humanitarian issues. Although the books have been improvements since the implementation of the National Textbook‟s Program (NTP), they still present important gaps when it is aimed a scientific and technologic education with quality. In general, the books show a Science‟s image that is disconnected of cultural, humanistic and social aspects as well as they discard the teaching of the Technology. One manner to relate the text contents with the effective problems is by means of the Movement Science-Technology-Society (STS). This investigation, with qualitative and exploratory features, aims to analyze the Astronomy texts existing in the Science‟s books for the Basic Education. Through the content analysis, the Astronomy texts of three collections of textbooks recommended by the National Textbook‟s Program -NTP of the Ministry of Education were categorized into three areas: a) Astronomy Knowledge; b) Nature of the Astronomical Knowledge, c) Interactions Science-Technology-Society and the Astronomy. The results confirm that the books present usually concepts, laws and phenomena in an ahistorical way, without STS connections, offering an image of a linear, neutral Science which is disconnected of the society and developed with knowledge accumulation.