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Título

PROPOSTA DE UM SISTEMA PARA RACIONALIZAÇÃO DO FLUXO DE TRANSPORTE DA CANA-DE-AÇÚCAR EM UMA EMPRESA SUCROALCOOLEIRA

Orientador

Fernando Bernardi de Souza

Autor

Paulo Roberto Longhi

Palavra chave

Transporte de cana-de-açúcar, Logística, Racionalização de transporte, Alocação

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

26/09/2003

Nº Downloads

3481

Resumo

Este estudo apresenta um procedimento para dimensionamento de veículos a partir de uma alocação inicial de caminhões às frentes de carregamento da cana-deaçúcar, bem como da alocação dinâmica dos caminhões às frentes. Para tal, a partir de um sistema de monitoramento terrestre, são enviados dados de posicionamento dos veículos para um sistema computadorizado (Sistema de Monitoramento de Frota - SMF) que efetuará automaticamente a distribuição dos veículos para as frentes de carregamento. O sistema proposto é composto por dois módulos. O primeiro permite dimensionar a quantidade de máquinas e tipos de veículos a serem utilizados no carregamento e transporte da cana-de-açúcar da lavoura até a usina. O segundo efetua o monitoramento automático, dinâmico e constante desses veículos, com a finalidade de minimizar custos e reduzir filas nos pátios da usina e das frentes de carregamento.

Abstract

This study presents a procedure to calculate the vehicles which use basically a heuristic to the initial allocation of lorries ahead of sugar cane cutting as well as the dynamic allocation of lorries. In such a way a land monitor system is used to send position data of the vehicles to a computerized system (System of Fleet Monitoring - SMF) which carries out automatically the distribution of the vehicles to the fronts of sugar cane cutting. The proposed system is composed by two modules. The first allows to calculate the quantity of machines and kinds of vehicles to be used in the loading and transportation of the sugar cane from the field to the sugar cane mill. The second does the automatic, dynamic and constant monitoring of these vehicles in order to minimize costs and reduce queues on the mill patio and in the cutting fronts.