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Título

O APRENDER A LER E A ESCREVER: PRÁTICAS DE UM 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientador

MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

PRISCILA PELLEGRINI DE ALMEIDA BUENO

Palavra chave

Ler e escrever. Linguagem escrita. Práticas pedagógicas. Letramento

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

17/06/2011

Nº Downloads

687

Resumo

A busca pela compreensão de como se dá o processo de aprender a ler e a escrever orienta esta pesquisa, que destaca as práticas pedagógicas voltadas para o letramento como possíveis facilitadoras desse processo. O processo de letramento é entendido como aquele em que a aprendizagem da escrita e da leitura é necessária na medida em que essas habilidades são exigidas em nossas práticas sociais diárias, contanto que sejam utilizadas de forma contextualizada. Ou seja, para o exercício e participação plenos na sociedade em que se vive, além de saber decodificar e codificar, é preciso que o indivíduo utilize a escrita e a leitura de acordo com o que a situação social demanda. Tal concepção do processo de letramento que, neste estudo, considerou Magda Soares como sua principal articuladora, vai ao encontro da orientação teórica aqui adotada: a perspectiva histórico-cultural de Vygotski, que enfatiza a formação do indivíduo a partir de suas experiências sociais. Para a realização deste estudo, foi feita uma pesquisa de campo com alunos do 1º. ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do interior do Estado de São Paulo. Essa pesquisa teve como intuito conhecer quais são as práticas pedagógicas utilizadas no processo de aprender a ler e a escrever, se elas contemplam ações relacionadas ao letramento, e quais as implicações dessas práticas para o aprendizado da linguagem escrita.

Abstract

The search for understanding how the learning process of writing and reading works is the guideline of this research, which highlights pedagogical practices aimed towards literacy as a possible facilitator for such process. The development of literacy is understood as the one in which the learning of writing and reading is necessary as these skills are required in the everyday social practices, provided that they are used in context. In other words, for full participation in the society, besides knowing how to encode and decode the language, it is necessary for the individual to write and read according to the demands of a social situation. Such concept of literacy development which, in this research, considered Magda Soares as its major articulator, meets the theoretical guidelines adopted here: Vygotski’s historical and cultural perspective, which emphasizes the individual’s education from their social experiences. For this study to take place, a field research was conducted with first grade students of a Municipal Elementary School in the state of São Paulo. The objective of this research was to know which are the pedagogical practices used in the learning process of reading and writing, if they contemplate literacy-related actions, and the implications of such practices for the learning of the written language.