Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SOCIEDADE DA DIVERSIDADE E A DEMANDA POR SUJETIVIDADES INCLUSIVAS: A NECESSIDADE DE RESISTIR

Orientador

Cleiton de Oliveira

Autor

MÁRCIA IMACULADA DE SOUZA

Palavra chave

Inclusão educacional e diversidade;Teoria crítica e educação;Política educaciona

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/08/2011

Nº Downloads

1638

Resumo

A inclusão pressupõe pessoas com capacidade de aceitação, solidariedade e tolerância. No entanto, consideramos que as condições objetivas são, na maioria das vezes, impeditivas para a constituição de subjetividades inclusivas, imprescindíveis para a efetivação da inclusão. Ao contrário, a tendência atual é a constituição de pseudoindivíduos que, na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, se caracterizam pela baixa capacidade reflexiva e de identificação com o outro. Desta forma, pretendeu-se refletir sobre como as condições objetivas desta sociedade repercutem nos modos de subjetivação e constituem desafios à efetivação das políticas de inclusão. A tese teve por objetivo, a partir de políticas e dispositivos legais que respaldam as propostas de inclusão e de situações cotidianas de exclusão, intolerância e violência, refletir e problematizar a convivência de políticas inclusivas com condições objetivas excludentes. No âmbito da política educacional foram enfocados dois documentos do Ministério da Educação a fim de apresentar os norteadores da política para inclusão/diversidade e o panorama encontrado nas escolas públicas brasileiras em relação ao preconceito e discriminação. Como objeto de análise foram selecionadas notícias veiculadas na mídia impressa do período de junho de 2010 a julho de 2011, que se referiam a situações de escolarização de pessoas com deficiência e a preconceito e discriminação. Após categorizadas, foram organizadas em dois blocos: 1. Escolarização de pessoas com deficiência e homofobia; 2. Violência e discriminação manifestas por práticas de bullying e trote. Para tanto, foram lidas na íntegra; organizadas e apresentadas de forma sintética, destacando-se os aspectos ilustrativos das categorias elencadas e analisadas a partir dos escritos de T. W. Adorno, M. Horkheimer e seguidores. Os dados revelaram, apesar de inúmeros dispositivos legais, políticas e programas, a existência de situações de preconceito e discriminação, alto grau de intolerância e tendência à exclusão. Ao nos depararmos com os episódios aqui discutidos, parece-nos que as políticas e dispositivos legais ficam longe de serem cumpridos. Por este motivo, consideramos que, mais do que nunca, são necessários e devemos defender seu cumprimento. Desvelar a contradição presente na existência de ganhos políticos e a realidade de exclusão é a necessidade mais premente para tentarmos explicitar os mecanismos que tornam tão fácil reproduzir discursos e tão difícil efetivar a inclusão. Tomar contato com tal realidade significa fugir da ingenuidade e do risco de esquecer as tensões, pois isto poderia significar a desesperançosa aceitação e, portanto, a impossibilidade de lutar. Ao contrário, é fazer uma incursão crítica para termos consciência das contradições e impeditivos, mas principalmente buscar brechas existentes para cobrar a efetivação da promessa não realizada, portanto, resistir.

Abstract

Inclusion requires people capable of acceptance, solidarity and tolerance. However, we believe that the objective conditions, for the most part, preclude the formation of inclusive subjectivities, which are essential to bring about inclusion. On the contrary, the current trend is the establishment of pseudoindividuals who according to the Critical Theory of Society, are characterized by low capacity for reflection and identification with the other. Thus, we sought to reflect on how the objective conditions of this society reverberate in the modes of people becoming subjects and pose challenges to the effectiveness of inclusion policies. The dissertation, considering the existing legal provisions and policies which support proposals for inclusion and the existence of daily situations of exclusion, intolerance and violence, aimed at reflecting and discussing the coexistence of inclusive policies with excluding objective conditions. In the context of the educational policy, we focused on two documents of the Ministry of Education to present the guidelines of the policy for inclusion amidst diversity and the scenario found in Brazilian public schools in relation to prejudice and discrimination. As the object of analysis were selected news published in the printed media from June 2010 to July 2011, dealing with schooling situations for disabled people and with prejudice and discrimination. Once categorized, they were organized into two blocks: 1. Education of people with disabilities and homophobia; 2. Violence and discrimination manifest in practices of bullying and hazing. For this, they were read in their entirety, organized and presented in summary form, highlighting the aspects illustrative of the categories listed and analyzed from the writings of T. W. Adorno, M. Horkheimer and followers. Despite numerous legal provisions, policies and programs, the data revealed the existence of situations of prejudice and discrimination, high degree of intolerance and tendency toward exclusion. When we found the episodes discussed here, it seemed to us that these policies and legal provisions are far from being fulfilled. For this reason, we believe that, more than ever, they are necessary and we must defend its fulfillment. The most pressing need is to reveal the contradiction in the existence of political gains and the reality of exclusion in order to explicit the mechanisms that make it so easy to reproduce discourses and so difficult to attain inclusion. To make contact with this reality means escaping the ingenuity and the risk of forgetting tensions, since this could mean hopeless acceptance and therefore the impossibility of fighting. Rather, it is to make a critical foray in order to be aware of the contradictions and impediments, and specially to seek the existing gaps to demand the fulfillment of the unfulfilled promise, that is, to resist.